Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renegociação do FIES na CAIXA: veja os valores dos descontos liberados

Saiba quais são os descontos oferecidos pelo Governo Federal na renegociação de dívidas do FIES na Caixa por aqui!

Os estudantes brasileiros receberam uma ótima notícia! Trata-se, portanto, dos descontos na renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), através da Caixa Econômica Federal. A expectativa é de que 1,2 milhão de alunos consigam esse benefício.

Dessa forma, aqueles que tiveram contratos assinados até 2017 são o público-alvo dessa ação do Governo Federal. Saiba mais detalhes sobre essa iniciativa e as demais informações na sequência.

Descontos na renegociação de dívidas do FIES na Caixa

Na imagem, computador com a página do FIES aberta na tela.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O prazo para a renegociação desse tipo de financiamento se iniciou no último dia 7 de novembro. Sendo assim, os estudantes que aderiram ao FIES até 2017 terão até 99% de desconto do total devido. Ao todo, esse grupo acumula R$ 51 bilhões em saldo devedor.

As condições valem até o dia 31 de maio do próximo ano. Ainda, considera-se a posição de atraso da dívida no dia 30 de junho de 2023. Vale destacar que os interessados na renegociação, regulamentada pela Lei nº 14.719/2023, devem fazê-la através desse site.

Veja também:

Itaú libera consulta de limite pelo WhatsApp; saiba como funciona

Como se dá a distribuição dos descontos?

Para obter os descontos para a renegociação do FIES na Caixa, o tempo do atraso conta como critério. Portanto, em caso de parcelamento, o valor mínimo de cada parcela é de R$ 200. Confira abaixo como funciona essa distribuição.

  • 0 a 90 dias de atraso: a quitação do saldo à vista pelo estudante garante 12% de desconto. Logo, é preciso cumprir os pagamentos com zero dias de atraso na data da adesão;
  • Mais de 90 dias de atraso: a quitação à vista também garante 12% de desconto. Ainda, é possível fazer o reparcelamento da dívida em até 150 prestações mensais. Essa modalidade oferece redução de 100% dos juros e multa por atraso;
  • Mais de 360 dias de atraso (estudante cadastrado no CadÚnico em 30/06/23 ou que recebeu do Auxílio Emergencial 2021): oferece desconto de 99% do valor consolidado da dívida no pagamento à vista. Também é possível o parcelamento em 15 vezes para aqueles com contratos atrasados há mais de 5 anos. Ademais, há o desconto de 92% do valor pagamento à vista ou em 15 vezes, para contratos que geraram a última parcela há menos de 5 anos.
  • Mais de 360 dias de atraso (estudantes que não se enquadram nas condições acima): até 77% de desconto do valor dívida, para pagamento à vista ou parcelamento em 15 vezes.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com