Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Renegociou a dívida e não conseguiu pagar? Veja o que acontece agora

Descubra o que fazer se não conseguir pagar as parcelas da sua dívida renegociada e como evitar problemas financeiros maiores!

Renegociar uma dívida é uma das principais formas de sair do sufoco financeiro. Contudo, se não for feito com cuidado, esse alívio pode se transformar em um problema ainda maior. O que muitos não sabem é o que acontece quando não conseguem cumprir com o novo acordo estabelecido e as alternativas para evitar ou sair dessa situação complicada.

Dessa forma, saiba mais informações caso se encontre nessa situação e oferecer orientações para lidar com a quebra do acordo de renegociação. Continue a leitura!

O que significa a quebra de acordo na renegociação de dívida?

A imagem mostra uma pessoa sentada calculando dívidas.
Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com

A quebra de acordo ocorre quando, por alguma razão, o consumidor não consegue manter o pagamento das parcelas acordadas na renegociação da dívida. Essa situação pode levar ao cancelamento das condições especiais estabelecidas no novo contrato, seja por inadimplência ou por requerimento do próprio consumidor.

Assim, as consequências abrangem desde a reinserção do nome em cadastros de inadimplentes até impactos negativos no score de crédito do devedor.

Veja também:

Escolha a máquina de cartão ideal em 2024: transforme seu negócio!

Quais são as principais consequências dessa quebra?

Alguns dos principais problemas que surgem com a quebra de acordo incluem:

  • Cancelamento das condições de pagamento renegociadas: o cliente perde os benefícios do novo acordo e volta a estar sujeito às condições do contrato original, geralmente muito menos vantajosas.
  • Seu nome volta a ficar “sujo”: A situação financeira fica novamente restrita, afetando diretamente seu acesso a créditos e serviços financeiros.
  • Diminuição do score de crédito: A inadimplência resultante da quebra de acordo pode reduzir significativamente a pontuação de crédito, dificultando ainda mais a obtenção de empréstimos e financiamentos.

O que fazer ao não conseguir pagar a dívida renegociada?

Se o consumidor se encontrar nessa situação, confira algumas dicas para tentar rever o cenário e evitar a inadimplência:

  • Análise financeira detalhada: Antes de mais nada, entenda claramente quais são os seus rendimentos e despesas. Isso ajudará a definir um valor realista que você pode comprometer mensalmente para o pagamento da dívida.
  • Comunique-se com a instituição credora: Explique sua situação e busque uma negociação que esteja dentro das suas possibilidades atuais de pagamento.
  • Pesquise opções: Em alguns casos, pode ser interessante verificar a possibilidade de obter um empréstimo com condições mais favoráveis para quitar a dívida atual.

Por último, o pedido de um empréstimo para pagar uma renegociação só vale a pena se as condições forem realmente mais vantajosas e se ajustarem ao seu orçamento. Deve-se garantir que não se está trocando uma dívida por outra ainda maior.

Imagem: Rawpixel.com / shutterstock.com