Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do Imposto de Renda: saiba que horas o pagamento cai na conta

Saiba mais informações sobre o como e quando ocorre o repasse da restituição do Imposto de Renda e como acompanhar o pagamento!

Anualmente, a restituição do Imposto de Renda é uma época muito esperada por milhões de brasileiros. Com um planejamento correto, a restituição pode ter um papel significativo na saúde financeira do cidadão. No ano de 2024, a Receita Federal prevê liberar R$ 9,5 bilhões em restituições para mais de 5 milhões de contribuintes no total.

Dessa forma, saiba mais informações sobre as datas e horários de pagamento, além dos grupos prioritários para o recebimento dos valores. Continue a leitura!

Como e quando ocorre o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

calendário com as páginas voando, ao lado de celular aberto em aplicativo do Imposto de Renda, da Receita Federal
Imagem: Africa Studio e Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O processo de restituição do Imposto de Renda é organizado em lotes. Em 2024, o repasse do primeiro lote ocorreu no dia 31 de maio. Já os seguintes serão distribuídos a cada mês até setembro. Aliás a consulta online se dá a partir das 10h.

Ainda, algumas categorias de contribuintes têm privilegio na ordem de pagamentos de acordo com critérios definidos pela lei. As pessoas que compõem os grupos prioritários recebem a restituição do IR antes dos demais contribuintes. Veja abaixo a organização desses grupos:

  • Primeiro grupo: idosos acima de 80 anos e contribuintes do Rio Grande do Sul;
  • Segundo grupo: idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental grave;
  • Terceiro grupo: professores que têm a maior fonte de renda oriunda do magistério;
  • Quarto grupo: contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pela restituição via Pix;
  • Quinto grupo: demais contribuintes.

Como fazer a consulta?

Sendo assim, verificar se a sua restituição do Imposto de Renda já está liberada é um processo simples. O contribuinte pode utilizar tanto o site quanto o aplicativo “Meu Imposto de Renda” (Android, iOS), fornecido pela Receita Federal. Para fazer a consulta, é necessário ter em mãos o CPF, data de nascimento e o ano de referência.

Em seguida, selecione ‘Consulta Restituição’ e insira as informações solicitadas para ter acesso ao status de restituição.

Veja também:

Aumento de 25% na aposentadoria: saiba se você pode solicitar ao INSS

Por fim, compreender o calendário de restituição do Imposto de Renda é essencial para que o contribuinte planeje suas finanças adequadamente. Confira abaixo, portanto, as datas de liberação dos diferentes lotes de restituição:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 28 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 30 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Imagem: Africa Studio e Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital