Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do Imposto de Renda: saiba se vai receber no 2° lote

Se você ficou fora do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024, saiba se tem chances de entrar no próximo!

No último dia 23, a Receita Federal iniciou o processo de restituição do Imposto de Renda 2024, beneficiando cerca de 5,6 milhões de contribuintes com um total de R$ 9,5 bilhões. Trata-se, portanto, do maior montante já registrado em restituições.

Contudo, muitos contribuintes, especialmente aqueles que não se encaixam nos critérios de prioridade da Receita, terão que aguardar um pouco mais pela sua restituição. Saiba mais sobre como fazer esta consulta na sequência!

Quem são os prioritários na restituição do Imposto de Renda?

Em cima de uma calculadora, papel escrito "restituição" em caixa alta. Ao redor, uma caneta e notas de dinheiro.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Os critérios de prioridade da Receita Federal são claros. Incluem-se idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores que tem a educação como sua principal fonte de renda, e agora, novidade para este ano, os contribuintes do Rio Grande do Sul. Além deles, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber o valor via Pix também geram certo destaque na fila de espera.

Com o calendário já definido para os próximos pagamentos da Restituição do Imposto de Renda, os contribuintes que não foram incluídos nesse primeiro lote devem focar nas datas subsequentes. O segundo lote tem previsão para o dia 28 de junho, seguido por lotes mensais até setembro.

Além disso, é importante destacar que, a cada lote, a receita adiciona juros de 1% mais a variação da taxa Selic. Logo, isso agrega um pequeno acréscimo ao valor inicialmente declarado.

Como saber se o contribuinte está no próximo lote de restituição?

A consulta sobre a inclusão nos lotes da restituição do Imposto de Renda pode ocorrer por meio do portal da Receita Federal. Ela é crucial para aqueles que anseiam por informações sobre a previsão de recebimento.

Veja também:

Programa Acredita para MEIs libera até R$ 80 mil, veja como!

Ademais, o Fisco também disponibiliza um aplicativo (Android, iOS) para facilitar essas consultas. Isso garante que todos os contribuintes possam ter acesso facilitado às informações de seu interesse. Por fim, confira abaixo o calendário completo de restituição do Imposto de Renda 2024.

LoteDia do pagamento
1º lote31 de maio
2º lote28 de junho
3º lote31 de julho
4º lote30 de agosto
5º lote30 de setembro

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com