Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Restituição do IR 2023: último lote do ano será pago hoje (28) para quem ainda não recebeu

Descubra como consultar e receber sua restituição do IR 2023: último lote será creditado nesta quinta-feira (28)!

A Receita Federal anunciou a liberação do último lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IR) do ano de 2023, com crédito bancário hoje (28). Desse modo, o lote contemplará 244.476 contribuintes, totalizando um montante de R$ 370.453.244,97.

Sendo assim, a Receita destinará R$ 268.895.534,49 de restituição do IR aos contribuintes que possuem prioridade de recebimento. Entre eles, estão 4.314 idosos acima de 80 anos, 39.830 indivíduos entre 60 e 79 anos e 4.945 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou acometidas por moléstia grave.

Ademais, 8.831 cuja principal fonte de renda seja proveniente do magistério. Adicionalmente, 93.584 contribuintes pelo uso da Declaração Pré-preenchida ou por optarem pelo recebimento da restituição via PIX. O restante, somando 92.972 contribuintes, corresponde àqueles sem prioridade de recebimento.

Como saber se tenho direito à restituição do IR?

Celular com app do Imposto de Renda aberto na tela, ao lado dele tem uma calculadora e uma caneta
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Para verificar a disponibilidade da restituição do Ir, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal e seguir o caminho indicado: “Meu Imposto de Renda” e, posteriormente, “Consultar a Restituição”.

Na plataforma, estão disponíveis orientações e canais de serviço que permitem a consulta simplificada ou detalhada da situação da declaração. Assim, acessando o extrato de processamento pelo e-CAC. Caso identifiquem inconsistências na declaração, é possível realizar correções por meio de retificação.

Além do acesso via web, a Receita oferece um aplicativo para dispositivos móveis, possibilitando consultas diretas às informações sobre liberação das restituições do IRPF e status cadastral do CPF.

Pagamento do valor

O pagamento da restituição do IR ocorre diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, seja por depósito direto ou via chave PIX. No caso de problemas no crédito, como desativação da conta informada, os valores ficarão disponíveis por até 1 ano no Banco do Brasil.

Logo, permitindo resgate posterior. Para reagendar o crédito dos valores, o cidadão pode fazê-lo de maneira ágil pelo Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB através dos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Veja também:

Quais serão os critérios para renovar a CNH a partir de 2024?

Por fim, aqueles que não resgatarem a restituição do IR no prazo de um ano deverão requerê-lo pelo Portal e-CAC da Receita Federal. Dessa forma, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com