Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Resultados dos pedidos de isenção do Concurso Unificado serão revelados nesta segunda-feira (29)

Resultado de isenção da taxa do Concurso Nacional Unificado está prestes a sair. Saiba mais sobre edições, recursos e prazos.

Em uma atualização esperada ansiosamente por muitas pessoas, o Concurso Nacional Unificado anunciou que o resultado parcial dos pedidos de isenção da taxa de inscrição sairá em breve. Mais precisamente na próxima segunda-feira, dia 29.

A saber, aqueles que atendem a determinados critérios, conforme estabelecido no edital, podem se beneficiar da isenção do pagamento da taxa. Para os cargos de nível médio, o valor para inscrição é de R$ 60, enquanto para as vagas que exigem formação superior, é de R$ 90.

Concurso Unificado: qual é o período de recurso contra negativa do pedido?

Pessoas sentadas em sala de aula fazendo a prova de concurso
Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Os candidatos cujo pedido de isenção receber negação terão a opção de recorrer até terça-feira, dia 30 de janeiro. Assim, espera-se que a análise desses recursos tenha conclusão até o dia 5 de fevereiro, e o resultado final do processo de isenção tenha publicação no dia seguinte, 6 de fevereiro.

O encerramento do período para solicitar a isenção da inscrição no Concurso Unificado, será nesta sexta-feira, 26 de janeiro. O ‘Enem dos Concursos’, como popularizou-se, oferece 6.640 vagas, com 692 para nível médio e 5.948 para ensino superior, distribuídas entre oito blocos temáticos. Assim, o prazo geral para inscrições acabará no dia 9 de fevereiro.

Vale lembrar que os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), bem como quem cursa ou cursou faculdade financiada pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) têm direito à isenção. Além disso, este benefício também se aplica a candidatos que realizaram transplante de medula óssea.

Consequências da informação falsa

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) alerta aos candidatos que a prestação de informações falsas sobre a isenção pode resultar no cancelamento da inscrição e exclusão do concurso.

Caso a falsidade seja constatada após a homologação dos resultados, o candidato poderá ser excluído da lista de aprovados ou ter o ato de nomeação declarado nulo.

A resposta aos pedidos de isenção deve ser enviada em até três dias úteis, contados a partir do dia útil seguinte ao da inscrição. Há também um processo de contestação e recurso em caso de indeferimento. Ademais, todo esse processo ocorre de forma virtual e automatizada, no ambiente online de inscrições, no site Gov.br.

Imagem: AimPix / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital