Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Riachuelo anuncia fechamento de loja

A Riachuelo foi mais uma das varejistas a anunciar o fechamento de uma das suas unidades nesta quarta-feira (1º); entenda!

Beatriz CapiraziPor Beatriz Capirazi2 min de leitura
Fachada de uma loja Riachuelo com letreiro branco e fundo preto.

Nesta quarta-feira (1º), a Riachuelo, considerada uma das maiores lojas de varejo com foco em peças de roupas, anunciou o fechamento de uma unidade de sua rede no Centro Histórico de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A loja da rede, que conta com 380 unidades em todo o Brasil, nos últimos dias já estava adotando medidas para conseguir vender as suas mercadorias de forma rápida, vendendo diversas roupas com desconto para os consumidores. Além disso, havia uma ‘queima total’ em vários setores, como na área de cosméticos.

Motivo do fechamento da Riachuelo

Ao explicar o motivo pelo fechamento, a Riachuelo espantou qualquer especulação de crise, destacando que o fechamento desta unidade especificamente foi “pontual” visando otimizar os recursos financeiros da empresa. 

Ainda em nota ao jornal ‘GaúchaZH’, a Riachuelo defendeu que o fechamento desta unidade no Centro Histórico se dá também pelo fato de que há uma segundo loja a 600 metros dela. Assim, ter duas lojas tão próximas não seria interessante para a gestão da empresa.

Além disso, em sua justificativa, a empresa destacou que não houve demissões em massa com o fechamento da unidade, adiantando que os funcionários do Centro Histórico serão realocados para outras lojas.

Crise entre as varejistas

O fechamento de lojas dos mais diversos setores tem sido comum nos últimos dias, com notícias envolvendo não só a Riachuelo, mas também a Marisa e a Centauro. Com dívidas avaliadas em R$ 600 milhões, a Marisa anunciou no final de fevereiro que estuda fechar algumas de suas unidades para conter os gastos e conseguir se reestruturar financeiramente.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Outra grande varejista que anunciou o fechamento foi a rede de lojas de artigos esportivos Centauro. O grupo controlador da varejista esportiva, o SBF, anunciou que a loja encerrou as operações de 10 unidades em janeiro para tentar aumentar a margem de lucro e diminuir os seus custos.

No entanto, o maior destaque negativo no varejo neste ano sem dúvida foi a Americanas, que anunciou um rombo de R$ 20 bilhões em janeiro deste ano por “inconsistências contábeis”. Tentando renegociar suas dívidas com grandes credores, a empresa também anunciou o fechamento de lojas em fevereiro para conter gastos e se reestruturar financeiramente.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock

Beatriz Capirazi

Autor

Beatriz Capirazi

Jornalista especializada em Jornalismo Econômico pela Fundação Getúlio Vargas/Estadão com interesse em Economia, Política e Direitos Humanos. Autora do livro “Vidas Sucateadas — um olhar sobre a devolução de crianças adotadas”.

Topicos relacionados