Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Riachuelo fará inauguração de novas lojas visando novo público

Apesar da crise no varejo, Riachuelo aposta na cultura nerd para ampliar negócios. A intenção é abrir lojas nas principais capitais. Veja!

Indo na contramão do setor de varejo, que vem fechando lojas e demitindo funcionários, a Riachuelo fará a inauguração de novas lojas. No entanto, as operações têm um público alvo específico: os geeks e nerds.

Chamada de FanLab, a marca surgiu no ano passado e aposta no consumo dessa comunidade. Assim, duas unidades devem abrir ainda em 2023, em São Paulo, e o objetivo é expandir para o interior e também para outras capitais.

Riachuelo aposta em 80 unidades pelo país

Atualmente, a marca FanLab, braço da Riachuelo, tem três lojas físicas — todas localizadas em São Paulo, com 150 metros quadrados. E o objetivo é acrescentar mais três no segundo semestre deste ano.

Em julho, será inaugurada a unidade no Shopping SP Market, porém a empresa aposta no fôlego dos consumidores geeks e acredita na capacidade de existir até 80 lojas FanLab pelo país.

Uma das lideranças da FanLab, Julia Medeiros, argumenta que o varejo, de forma geral, está passando por uma crise em que diversas operações estão sendo encerradas.

Dessa forma, ajustes precisam ser feitos e, por isso, a Riachuelo aposta nessa marca. O cenário é tão otimista que a operação quer ultrapassar os limites de São Paulo.

A intenção é abrir lojas no Rio Janeiro, Brasília e nas principais capitais das regiões Sul e Nordeste. E esse otimismo é explicado pela expansão do mercado que envolve personagens, sagas e franquias.

Produtos licenciados movimentam R$ 21,5 bilhões no país

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), o setor de produtos licenciados movimenta só no Brasil R$ 21,5 bilhões, enquanto no mundo a quantia chega a US$ 300 bilhões.

Dessa forma, a FanLab surfa nessa onda, pois em um ano a empresa passou de 85 produtos licenciados para 140. Além disso, a empresa estabeleceu parcerias com as principais produtoras, como Netflix, Universal, Disney e Warner, que ofertam produtos de seus personagens para o público consumidor.

E ainda conseguem disponibilizar produtos e personagens, que não estão na loja, por meio do print on demand (impressão sob encomenda).

Dessa forma, a marca se aproxima cada vez mais do seu público, e os nerds e geeks se sentem integrantes e satisfeitos dentro dessas lojas.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com