Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rico anuncia novidade que agradará os usuários

A Rico Investimentos anunciou na última segunda-feira, 20 de março de 2023, que aderiu ao Open Finance. Dessa forma, a empresa passa a contar com a plataforma de troca de informações com o Banco Central do Brasil.

Em suma, o banco de investimentos indica que esta novidade será benéfica aos seus correntistas em um futuro próximo. Para a empresa, a partir do Open Finance, será possível oferecer serviços especializados aos seus clientes.

Ainda, vale destacar que a Rico tem lançado e investido em serviços de bancos desde o segundo semestre do ano passado. A XP Investimentos, dona da empresa, coloca o negócio como uma frente para a popularização do grupo.

Impacto do Open Finance na Rico

Segundo Pedro Canellas, head da Rico, em entrevista ao NeoFeed, a adesão ao Open Finance por parte da empresa tende a ser benéfico ao grupo e aos clientes, uma vez que será possível ver o histórico dos usuários em outras instituições, permitindo maior personalização dos serviços.

De acordo com o profissional, a plataforma de comunicação tende a ser útil em duas frentes. Na primeira, ao analisar qual limite de crédito disponibilizar aos clientes, pois esta ferramenta possibilita ver o histórico dos correntistas. Ou seja, seria útil para um serviço “novo” do grupo.

Enquanto, o segundo ponto positivo na adesão do Open Finance é relacionado ao mapeamento do dinheiro que o cliente tem em outros bancos. Assim, a Rico poderia incentivar a migração de recursos para suas plataformas.

Objetivos da XP Investimentos

A Rico Investimentos é o braço da XP voltado para o público de renda média, que ganha acima de R$5 mil. Além disso, a empresa foca também no segmento de jovens e potenciais investidores.

Neste contexto, em outubro de 2022, a Rico começou a atuar com serviços de bancos. Dessa forma, a instituição financeira lançou seu cartão de crédito sem anuidade, conta digital e seguro de vida. Conforme a XP, a tendência é que o negócio siga crescendo nesse segmento.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com