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RISCO: Bolsa Família pode ser BLOQUEADO em janeiro, entenda as regras

Aviso importante! O Bolsa Família pode ser bloqueado para cadastros com CPFs irregulares a partir de 2024. Saiba como regularizar!

Atenção: seu Bolsa Família pode ser bloqueado! O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) comunica aos inscritos no programa Bolsa Família uma importante atualização: aqueles com CPFs irregulares estarão sujeitos ao bloqueio de suas parcelas a partir de janeiro de 2024. Portanto, a regularização é condição fundamental para o desbloqueio dos pagamentos.

Vale ressaltar que é extremamente útil e recomendável se familiarizar com os procedimentos necessários para evitar situações indesejáveis, como o bloqueio do benefício. Confira, a seguir, mais detalhes sobre o assunto e evite o corte do seu auxílio financeiro.

Motivos para ter o Bolsa Família bloqueado

Cartão do bolsa família antigo com um círculo vermelho simbolizando bloqueio.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Em seu comunicado, o MDS alertou que, em janeiro de 2024, haverá bloqueio do benefício para aqueles inscritos que estiverem com o CPF irregular no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico).

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Isso deve acontecer, pois a medida visa aprimorar a gestão do programa e garantir que as parcelas cheguem àqueles que realmente precisam.

Portanto, para evitar esse bloqueio, os beneficiários devem regularizar a situação junto à Receita Federal. A regularização ocorre presencialmente em uma das unidades do órgão ou por meio do site da Receita Federal, no qual o beneficiário deverá seguir o passo a passo informado na seção “Meu CPF”.

Bolsa Família bloqueado: outro grupo em risco

Além dos cidadãos com CPF irregular, outro grupo também encontra-se em risco de ter o benefício bloqueado a partir de janeiro do ano que vem. O MDS convocou para atualização cadastral os beneficiários que não fazem a revisão dos dados cadastrais no CadÚnico desde 2019, ou seja, há quatro anos.

É de suma importância que o grupo faça o procedimento ainda em janeiro para evitar o bloqueio. Para isso, devem comparecer à unidade do CadÚnico onde originalmente fizeram o registro para atualização dos dados. Caso a situação persista até fim de fevereiro, o beneficiário poderá ter seu cadastro no programa cancelado.

Em caso de dúvidas, consultas podem ser feitas pelo Disque Social do governo, acessível pelo número 121. Lembrando que, além da orientação recebida, é importante também buscar informações no site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social e utilizar o aplicativo oficial do programa (disponível para Android e iOS).

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital