Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar se o nome está negativado no SPC e Serasa?

Aprenda a consultar o CPF na Serasa e SPC de forma gratuita, identifique dívidas e descubra estratégias para negociar.

Ter o “nome sujo” é uma expressão popular que significa estar em situação de inadimplência, ou seja, existem dívidas não pagas que o cidadão possui. Isso pode ocorrer por vários motivos, como desemprego ou enfermidades que acarretam em gastos inesperados. Infelizmente, essa situação pode trazer muitos transtornos para a vida de uma pessoa, como dificuldade para obter crédito, empréstimos e financiamentos.

No Brasil, órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, atuam com o objetivo de registrar informações de inadimplentes. Assim, esses órgãos criam uma espécie de “lista negra” para o mercado financeiro.

Então, se existir alguma dívida em aberto vinculada ao seu CPF, é altamente provável que você se torne parte dessa lista. Diante de tal cenário, descubra, a seguir, como é possível verificar a situação do seu CPF nestes órgãos.

Consultar CPF na Serasa e SPC: Como saber se estou com o nome sujo?

Uma mão segurando um celular com a tela exibindo o logo do Serasa.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Para começar, é primordial ressaltar que essa consulta é um serviço gratuito oferecido pela Serasa. Ou seja, você não precisa pagar nada para verificar a situação do seu nome.

Sendo assim, se houver restrições vinculadas ao seu CPF, você precisa, primeiramente, identificar a empresa a qual você deve, para então iniciar um processo de negociação da dívida. Siga o passo a passo para consultar a situação do seu CPF:

  • Acesse o site da Serasa ou o aplicativo (disponível para Android e iOS) clique em “Consultar CPF”;
  • Em seguida, digite seu CPF e vá para “Consultar agora”;
  • Entre com seu login ou, se ainda não for cadastrado, realize seu cadastro no site;
  • Depois é só realizar a consulta do seu documento gratuitamente.

Se, ao realizar essa busca, você perceber alguma negativação que considera irregular ou indevida, vale a pena solicitar a exclusão da mesma. Caso ocorra alguma resistência por parte do órgão de proteção ao crédito, você pode recorrer à instâncias superiores de atendimento ao consumidor, como o Procon.

Veja também:

Desisti de uma compra feita na Americanas; posso cancelar?

Consulta no SPC:

Antes de prosseguir com o tutorial, é necessário mencionar que a consulta no SPC é paga, portanto, é preciso assinar o plano do site. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do SPC Brasil ou baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Procure pela opção “Consultas de Pessoa Física”;
  • Clique em “Consulta Completa de CPF” para uma consulta mais detalhada ou em “Consulta Básica de CPF” para visualizar a situação do documento;
  • Entre com seu login ou faça o cadastro caso ainda não tenha;
  • Escolha o plano que deseja assinar e realize o pagamento;
  • Por fim, é só clicar em “Consultar CPF” e digitar o número do documento para consultar a situação.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com