Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Rita Serrano: quem é a nova presidente da Caixa Econômica Federal?

Nova presidente da Caixa Econômica Federal trabalha há mais de 30 anos na instituição financeira pública. Saiba mais!

A nomeação de Rita Serrano para a presidência da Caixa Econômica Federal foi formalizada pelo presidente Lula (PT), por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (9). O texto também trata da exoneração de Daniella Marques, indicada pelo governo anterior. 

Rita já havia sido anunciada em dezembro do ano passado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na mesma ocasião, também foi falado sobre a nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros. 

Ainda em 2022, o chefe do Executivo já falava sobre a nomeação de duas mulheres para os dois bancos públicos.

Sobre a Rita Serrano

Rita Serrano é funcionária da Caixa Econômica Federal há 34 anos. Durante sua trajetória, exerceu diversas funções na instituição financeira. Desde 2014, participa do Conselho de Administração. 

Em junho de 2022, quando surgiram as denúncias de assédios cometidos pelo então presidente da Caixa, Pedro Guimarães, Serrano cobrou agilidade na apuração dos casos. 

Rita também ocupa o cargo de conselheira na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), em defesa dos trabalhadores. Além disso, foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC Paulista, de 2006 a 2012. 

Serrano tem formação em Estudos Sociais e História e escreveu três livros abordando assuntos sobre economia e suas experiências na instituição financeira pública: “O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra” (2007), “Caixa, banco dos brasileiros” (2018) e “Rompendo barreiras” (2022).

Mulheres no comando dos bancos públicos

Como citado anteriormente, os dois nomes para a Caixa e o Banco do Brasil foram anunciados em dezembro pelo chefe da pasta econômica. Além de Rita Serrano, Tarciana Medeiros atuará como presidente do Banco do Brasil e será a primeira mulher a assumir a presidência da instituição financeira da história. 

Vale ressaltar que os bancos públicos são fundamentais para os próximos passos da economia do país, uma vez que atuam no combate de crises econômicas, ajudam a conter a inflação e podem ter papel importante para a redução do endividamento.

Imagem: Reprodução/Twitter