Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sacar o FGTS para investir é uma boa opção?

Veja quando rende o FGTS e confira se vale a pena retirar o saldo para aplicar em outros investimentos. Confira!

Entrar no mundo dos investimentos pode ser um passo importante para garantir um futuro mais tranquilo. Seja para realizar um sonho de curto prazo ou assegurar uma aposentadoria confortável, as diversas modalidades de investimentos disponíveis atualmente oferecem possibilidades para todos os perfis de investidores.

Entender as características de cada tipo de investimento é fundamental para tomar decisões mais seguras e rentáveis. Nesse contexto, algumas pessoas buscam por alternativas mais aventureiras como sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para investir. Contudo, será que é uma boa opção?

Quanto rende o FGTS na Caixa?

O FGTS é um benefício criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. A cada mês, o empregador deposita uma porcentagem do salário do funcionário em uma conta na Caixa Econômica Federal. No entanto, muitas pessoas não sabem que o rendimento do FGTS é baixo, geralmente inferior ao da inflação.

A rentabilidade anual do FGTS é de 3% mais a Taxa Referencial (TR), que atualmente é de 0,0821%. Isso garante que os trabalhadores não vejam o dinheiro ser desvalorizado pela inflação. 

Em 2021, por exemplo, a rentabilidade de 3% somada à TR fez com que o FGTS rendesse de 5,83%, mais do que a poupança, que teve rendimento de 2,94%. Comparado a outras aplicações, que são consideradas de baixo rendimento, o FGTS se saiu bem. Além disso, rendeu mais do que o CDI, que ficou próximo a 4,4% no período.

Vale a pena sacar o FGTS para investir?

Depende. Sacar o FGTS para investir pode ser uma boa estratégia se o investimento escolhido oferecer uma rentabilidade maior. É importante lembrar que o FGTS é uma garantia para o trabalhador, portanto, é necessário analisar cuidadosamente antes de sacá-lo.

É claro que existem outras aplicações que oferecem melhores rendimentos dos valores do FGTS aos trabalhadores. No entanto, é preciso considerar alguns pontos. 

Por exemplo, nem todos os investimentos, principalmente os que possuem rentabilidade mais alta, oferecem uma liquidez diária. Isso significa que, caso você enfrente alguma questão de saúde, ou problemas que são considerados calamidade pública e liberam o saque do FGTS, você não poderá receber os valores.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com