Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como consultar e sacar seu saldo do FGTS

Saiba como consultar o saldo do FGTS de forma fácil e rápida. Confira os métodos disponíveis e monitore seu fundo de garantia!

Entender como visualizar e gerenciar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é crucial para cada trabalhador brasileiro. O saldo do FGTS é uma garantia de segurança financeira em momentos cruciais da vida do trabalhador.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como o trabalhador pode consultar seu saldo e garantir que seus direitos estejam sendo respeitados. Continue a leitura para mais detalhes!

Como é possível consultar o saldo do FGTS?

Tela de computador e tela de celular com logo do FGTS
imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com

Existem várias maneiras de acessar o saldo do FGTS. Assim, cada uma dessas modalidades oferece um caminho acessível para que o trabalhador mantenha o controle sobre os depósitos e a movimentação de sua conta do FGTS. Confira quais são estes meios a seguir.

Consulta via aplicativo

Baixe e instale o aplicativo FGTS (Android, iOS) disponibilizado pela Caixa. Uma vez instalado, basta inserir o seu CPF e a senha cadastrada. Na tela inicial, selecione a opção ‘Saldo Total do FGTS’. Assim, o trabalhador poderá ver todos os depósitos feitos pelo seu empregador, assim como o saldo atual.

Consulta via Internet

No site da Caixa Econômica Federal, acesse a área de FGTS. Para usuários de primeira viagem, será necessário fazer um cadastro rápido usando o CPF. Desse modo, após o login, selecione ‘Extrato do FGTS’ para visualizar todas as transações, incluindo os valores depositados mensalmente.

Consulta via telefone

Se preferir, o trabalhador pode ligar para o número 0800 726 0207. Desse modo, após fornecer algumas informações pessoais, como CPF e data de nascimento, será possível receber por voz as informações atualizadas do seu FGTS.

Veja também:

Bolsa Família não caiu na conta? Saiba o que fazer para receber

Como utilizar o seu FGTS?

O saldo do FGTS pode ser utilizado em diversas situações como compra da casa própria, em caso de aposentadoria, doenças graves, ou mesmo na demissão sem justa causa. Portanto, conhecer estes detalhes pode garantir que você não apenas consulte mas também utilize seu FGTS da melhor maneira no momento necessário. Entre as formas mais comuns, estão:

  • Compra de imóveis;
  • Auxílio em caso de doenças graves; e
  • Garantia financeira após demissão sem justa causa.

Por fim, é vital que o trabalhador verifique periodicamente os depósitos em sua conta do FGTS. Erros e omissões podem acontecer, e é seu direito garantir que os depósitos estão sendo realizados corretamente. Use os métodos de consulta para manter-se sempre informado e, caso perceba qualquer inconsistência, procure orientação junto à Caixa Econômica Federal ou ao seu empregador.

imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com