Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como descobrir se você foi aprovado no Bolsa Família 

Solicitou o Bolsa Família mas ainda não sabe se vai receber? Clique e entenda como fazer a consulta através de diferentes canais.

Qualquer pessoa que esteja dentro das regras do Bolsa Família tem direito a receber pelo menos R$ 600 na transferência de renda. Essa é feita pela Caixa Econômica Federal (CEF) através da conta poupança social digital do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android ou iOS

Quando uma família está registrada no Cadastro Único (CadÚnico), ela pode solicitar essa renda do governo. Essa inscrição é feita no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de seu endereço

Com isso em vista, é possível solicitar o Bolsa Família no mesmo dia da inscrição do CadÚnico. Com o benefício desbloqueado, este mês o valor será recebido entre os dias 18 e 31. Mas o que fazer para ter certeza de que o montante foi liberado? Quanto a isso, há várias maneiras de realizar tal consulta. 

Consulta da concessão do Bolsa Família

Pelas plataformas digitais, é possível consultar via aplicativo do programa (Android, iOS) ou no do CadÚnico (Android, iOS). Além disso, há a possibilidade de usar o Portal Cidadão da Caixa.

Acessando o Portal, você deve inserir seu CPF e a senha usada no app Caixa Trabalhador ou Bolsa Família. Ademais, você também pode ligar para a Central de Atendimento do Bolsa Família, através do número 0800 707 2003. 

Se no registro do CadÚnico for identificado que você e sua família seguem as regras de renda, saúde e educação, o valor será transferido em alguma data entre os dias 18/05 e 31/05. Nesse caso, depende do seu último dígito do NIS. 

Como garantir que o Bolsa Família será liberado?

Nenhum integrante da família pode receber mais de R$ 218 por mês e todos devem estar vacinados de acordo com o calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as gestantes precisam estar fazendo o pré-natal e as crianças de até 7 anos, um acompanhamento nutricional. 

Ademais, os estudantes de até 6 anos devem ter, pelo menos, 60% de frequência. Já para aqueles entre os 7 e 18 anos, a presença mínima exigida é de 75%. Assim, seguindo essas regras, você tem todo direito de receber o benefício. 

Imagem: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social