Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como evitar acidentes e multas com a prática da condução defensiva

Condução defensiva é a melhor maneira de contribuir para um trânsito seguro e respeitoso. Confira as principais recomendações!

O trânsito nas cidades, sobretudo nas grandes metrópoles, é motivo de preocupação para a grande maioria da população. Devido ao crescente número de veículos e a correria do cotidiano, é comum se deparar com infrações e acidentes. Tendo em vista esse cenário conturbado, a condução defensiva surge como a melhor alternativa para contornar essa dura realidade.

Porém, grande parte condutores ainda tem dificuldades entender no que consiste uma conduta segura e defensiva no trânsito. Portanto, nesse artigo, elencamos as principais práticas capazes de tornar a viagem mais tranquila e confortável. Confira!

Condução defensiva: entenda o conceito

De acordo com o Manual de Habilitação, disponível em um dos domínios do DETRAN, a direção segura é aquela que considera os pedestres e demais condutores. Além disso, segundo o órgão, a melhor conduta para o motorista exercer é manter-se atento nas movimentações do trânsito.

Com a finalidade de evitar contratempos, incidentes e multas, o condutor deve trafegar pelas vias com muito cuidado e atenção. Portanto, o condutor defensivo é aquele que prevê comportamentos e ações equivocadas por parte dos demais.

Dentre as principais recomendações para praticar uma direção defensiva é manter sempre os olhos no trajeto, evitando distrações. Afinal, o foco é o que minimiza os riscos de acidentes. Ademais, outro aspecto importante diz respeito ao veículo: mantenha seu carro em plenas condições de funcionamento.

Outras formas de contribuir para a segurança no trânsito

Em primeiro lugar, conforme sugerem os dados do Ministério de Infraestrutura, 53,7% dos acidentes ocorrem devido à imprudência. Dessa forma, seguir as normas e placas, além de dirigir com prudência pode tirá-lo de apuros.

Do mesmo modo, optar por trajetos menos movimentados também contribuem para um trânsito mais seguro, já que o engarrafamento e o excesso de veículos é mais um fator que interfere diretamente na ocorrência dos acidentes. Por fim, tratar os demais condutores com respeito e cortesia é uma ótima maneira de minimizar os riscos da direção.

Imagem: EZ-Stock Studio / shutterstock.com