Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como identificar um golpe e não perder dinheiro

A todo momento surgem novos golpes financeiros, como o boleto falso ou a falsa central de atendimento, entre outros. Mas para te ajudar a não cair em uma furada e não perder dinheiro, separamos 3 dicas para te ajudar. Confira!

Como identificar um golpe?

Existem indícios que podem te ajudar a identificar um golpe financeiro e evitar perder seu dinheiro. Confira as características que todo golpe tem em comum!

1° – Bom demais

A maioria dos golpes financeiros costumam ser bons demais para ser verdade. Valores e propostas irreais podem enganar muitas pessoas que estão com problemas financeiros.

Antes de começar a se empolgar com a proposta mágica, analise a situação. Será mesmo possível eles dobrarem o valor investido em 24h? Como irão te pagar um salário mínimo por dia para assistir anúncios? 

Veja também:

Valor arrecadado de doações para o RS via Pix ultrapassa os R$ 100 mi

Em tempos de crise é normal que golpes financeiros se tornem mais frequentes. Pois, os golpistas aproveitam o momento de fragilidade para fazer vítimas, prometendo soluções milagrosas para as dívidas.

2° – Senso de urgência

O senso de urgência é uma das características mais utilizadas pelos golpistas. A resposta de uma vaga de emprego com salário astronômico para uma vaga que você nem se lembra de ter se inscrito ou uma mensagem de um “parente” pedindo dinheiro emprestado são dois exemplos de golpes financeiros que acontecem frequentemente.

Por isso, analise a situação, veja se realmente os dados são verídicos. Não preencha fichas ou faça transferências sem ter a certeza que é 100% confiável. 

3° – Dados demais

Outra maneira frequentemente utilizada por golpistas para pegar o seu dinheiro é dados bancários. Portanto, sempre desconfie de mensagens ou ligações do “banco” solicitando a senha de suas contas, cartões ou aplicativos.

As instituições financeiras não necessitam deste tipo de dado, eles são pessoais seus e não devem ser compartilhados com ninguém.

Vale lembrar, que este tipo de golpe também pode acontecer através de aplicativos. Ao instalar qualquer programa em seu celular, pense bem antes de clicar em “permitir” para certas solicitações, como histórico de ligações, contatos, galeria de imagens e localização, entre outras coisas.

Imagem: @racool_studio / Freepik