Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como organizar sua vida financeira para focar só nos estudos para passar em concurso público

Muitos concurseiros precisam deixar o emprego para se dedicarem somente às provas. Confira como se preparar financeiramente da melhor forma!

A aprovação em um concurso público exige muita dedicação do concurseiro. Essa dedicação acaba fazendo com que os candidatos saiam do emprego, os deixando com menos dinheiro tanto para a compra de materiais de estudos quanto para os gastos essenciais do dia a dia. 

Entretanto, mesmo com a falta de recursos financeiros, é possível se programar e se organizar para que seu dinheiro seja suficiente para seus gastos diários e materiais do concurso. Veja abaixo as dicas de como organizar sua vida financeira e se dedicar exclusivamente aos concursos. 

Planejamento antes de deixar o emprego

Antes de deixar seu emprego de vez, é preciso começar a se preparar para esse período em que ficará sem receber salário. O primeiro passo é começar a reduzir os gastos e começar a criar o hábito de não comprar coisas que não são fundamentais para o seu cotidiano. 

Com a diminuição das despesas supérfluas, será possível direcionar esse dinheiro para materiais de estudos e até cursos que auxiliam na preparação para a prova. Além disso, isso também ajuda a economizar dinheiro para juntar uma quantia que será utilizada no período em que deixar o trabalho. 

Inclusive, guardar dinheiro é uma dica imprescindível para esse momento. É preciso guardar todo o dinheiro possível para que uma reserva seja montada e você possa usufruí-la enquanto está desempregado, sendo o ideal começar a juntar o montante um ano antes de deixar o emprego. 

Vale ressaltar que, enquanto ainda não há dedicação exclusiva aos estudos, é aconselhado que os futuros concurseiros tenham uma fonte de renda extra para conseguir juntar mais dinheiro.

Como fazer esse dinheiro render? 

A principal maneira de fazer que o dinheiro guardado renda é investindo. O mais aconselhado é escolher um investimento seguro para que o capital não seja perdido. 

Além da segurança do investimento, é preciso levar em consideração a liquidez do título e escolher aquele que possui uma liquidez alta. Isso significa que ele terá um período curto para fazer o resgate do dinheiro, em torno de um e dois dias. 

Uma das melhores opções para esse investimento são os títulos de renda fixa, que protegem o patrimônio contra a inflação e garantem a preservação do poder de compra.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com