Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como recuperar suas contas bancárias caso você seja vítima de golpe no celular

Muitos brasileiros sofrem diariamente com golpes e fraudes que afetam suas contas bancárias. Confira o que fazer se você for uma vítima.

A preocupação em recuperar contas bancárias é cada vez mais comum entre os brasileiros. Com a evolução tecnológica que tomou o mercado de celulares e serviços digitais, um tipo peculiar de crime ganhou destaque: os golpes online. Eles ganharam notoriedade por serem considerados o “crime da moda” e demonstram estar em ascensão.

Com cada vez mais pessoas conectadas, os criminosos ganham mais vítimas em potencial a todo momento. Desse modo, os golpes podem atingir qualquer cidadão e causar diversos danos e prejuízos financeiros. Portanto, se você foi alvo de um crime virtual, veja como recuperar seu dinheiro e suas contas bancárias.

Como recuperar dinheiro e contas bancárias após um golpe

Recuperar uma conta de rede social invadida ou minimizar os danos financeiros pode ser um grande desafio nos dias de hoje. Assim, a agilidade no contato com a plataforma atacada ou com a instituição financeira torna-se essencial caso a vítima perceba o golpe.

Cibercriminoso com parte do rosto coberta com capuz e máscara usando o computador para aplicar golpes, por trás dele há uma tela com códigos de programação.
Imagem: Grustock / shutterstock.com

Recuperando dinheiro do Pix

Se criminosos usaram o Pix para fazer transferências das suas contas bancárias, o primeiro passo é acionar o MED (Mecanismo Especial de Devolução). Esse sistema foi criado pelo Banco Central para auxiliar vítimas de golpes a reaver seu dinheiro mais rápido. Para acionar o MED, você precisa registrar o pedido de devolução no seu banco o mais rápido possível e aguardar o prazo de 7 dias para análise.

Desse modo, caso seja constatada a fraude, você receberá seu dinheiro (ou parte dele) de volta em até 96 horas. Se a conta usada pelos golpistas estiver zerada, o banco vai monitorá-la por até 90 dias. A seguir, confira como recuperar contas bancárias invadidas.

Veja também:

Youse Seguro Auto: veja como funciona e quais são as condições

Recuperar o acesso a contas invadidas

Agora, para recuperar contas bancárias invadidas o processo é mais complexo. A princípio, a vítima pode tentar alterar a senha do aplicativo para, assim, retomar seu acesso. O procedimento varia de acordo com o banco, mas, de um modo geral, pode solicitar dados como CPF, número de agência e conta, e-mail e número de celular cadastrados.

Assim, em caso de urgência ou quando as outras opções não estiverem disponíveis para você, o ideal é entrar em contato com o seu banco pela central de atendimento. E, se for o caso, também é válido se dirigir até uma agência da instituição para retomar o acesso da sua conta.

Imagem: fizkes / shutterstock.com