Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como retirar o extrato do INSS para o Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física exige uma série de documentos, entre eles o extrato do INSS. Saiba como retirar o seu!

Se você é beneficiário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), saiba que é preciso reunir alguns documentos para realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Um deles é o extrato do INSS, também conhecido como informe de rendimentos. A boa notícia é que obter esse documento é uma tarefa simples, rápida e sem burocracias.

Ainda em janeiro de 2024, os beneficiários do INSS podem iniciar esse processo utilizando o aplicativo Meu INSS. Essa facilidade evita que seja necessário se dirigir até uma agência do órgão para requisitar ou retirar esse extrato.

O que é e para que serve o extrato do INSS?

Aplicativo do INSS na tela de um celular.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

O extrato do INSS é um informe de rendimentos que exibe todos os montantes recebidos pelo beneficiário durante o ano anterior à declaração. Esse documento fornecido todos os anos torna viável informar os dados de recebimento durante o período na declaração do IRPF.

Veja também:

Quanto terei de pagar na conta de luz se deixar o ar-condicionado ligado o dia todo?

O extrato do INSS para a declaração do IRPF 2024 pode ser facilmente acessado por meio da plataforma Meu INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.

Passo a passo para emitir o documento

A emissão do extrato é rápida e pode ocorrer de forma simples pelo celular, de qualquer lugar que o beneficiário estiver. Após fazer o download do aplicativo Meu INSS e entrar com a conta gov.br, basta seguir alguns passos simples:

  • Selecionar a opção “Extrato de Imposto de Renda”;
  • Escolher o ano calendário (para a declaração do IRPF em 2024, selecione o ano de 2023);
  • Selecionar o tipo de benefício recebido;
  • Por fim, baixar o arquivo em formato PDF.

Afinal, qual o prazo para a declaração do IRPF 2024?

A declaração do Imposto de Renda normalmente deve acontecer até o dia 31 de maio de cada ano. Em 2024, estarão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 durante o ano de 2023.

Com essas informações e de posse do extrato do INSS, então, vale lembrar que a organização é uma grande aliada do contribuinte na hora de lidar com as questões tributárias. Portanto, não deixe para a última hora!

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com