Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como se preparar bem para se aposentar aos 65 anos

Com as mudanças da Reforma da Previdência, se aposentar aos 65 anos é uma tarefa que exige ainda mais planejamento. Veja como se preparar!

Assim que o indivíduo entra no mercado de trabalho, é importante ficar atento às exigências da requisição de aposentadoria. Depois da Reforma da Previdência, conquistar o direito de se aposentar aos 65 anos se tornou bem mais difícil para as novas gerações de trabalhadores.

No intuito de auxiliá-lo(a) a criar estratégias para planejar a sua aposentadoria e a entender um pouco sobre as mudanças que ocorreram no universo previdenciário, reunimos estas informações detalhadas. Então, boa leitura!

Regras de transição

Os trabalhadores poderão optar por três modelos de aposentadoria: por pontos, por idade mínima e por pedágio. Apesar de regras diferentes, ressalta-se que, para todas as modalidades, o tempo mínimo de contribuição para homens é de 35 anos e para mulheres é de 30 anos.

No caso da aposentadoria por pontos, a garantia desse direito depende da soma entre a idade atual do segurado e a quantidade de anos de contribuição do próprio. No ano de 2023, o governo exige o mínimo de 100 pontos para homens e 90 pontos para mulheres.

Por sua vez, para optar pela aposentadoria por idade mínima o contribuinte deve possuir uma idade mínima. No ano de 2023, isso significa 63 anos para homens e 58 anos para mulheres.

Finalmente, a última modalidade de aposentadoria é a por pedágio. Nessa regra os contribuintes podem receber a aplicação de pedágio de 50% ou 100% em cima do tempo que falta para se aposentar.

Para quem precisava contribuir por até 2 anos no momento em que começou a vigorar a Reforma, aplica-se um pedágio de 50% em cima do tempo restante para alcançar o aposentadoria.

Ou seja, vamos dizer que faltem exatamente 2 anos para este trabalhador se aposentar; nesse caso, ele precisará trabalhar por mais 1 ano, visto que 50% de 2 anos é igual a 1 ano.

Por outro lado, quem precisava de mais de 2 anos, terá 100% de pedágio. Então, se faltavam 3 anos, o trabalhadores precisarão exercer suas funções por mais 6 anos.

Preparativos para se aposentar aos 65 anos

  • Cumpra o tempo mínimo de contribuição;
  • Atinja a idade mínima para qualquer modalidade de aposentadoria;
  • Faça os cálculos de cada regra para verificar em qual você receberá o maior benefício;
  • Reúna toda a documentação e abra o pedido do benefício no site ou aplicativo Meu INSS (Android ou iOS).

Imagem: Insta_photos / Shutterstock.com