Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba o que é empréstimo consignado e como funciona

Neste artigo, nós vamos te contar um pouco sobre o empréstimo consignado. Portanto, clique aqui e confira mais informações!

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que tem como principais característica a cobrança de taxas de juros mais baixas. Isso quando comparamos, principalmente, às taxas tradicionalmente aplicadas no mercado e a dedução das parcelas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do solicitante.

Essa modalidade é muito conhecida entre aposentados, pensionistas e funcionários públicos. O empréstimo consignado é uma sugestão para situações onde o solicitante possui uma fonte de renda com vínculo empregatício estável.

Empréstimo consignado: conheça melhor essa modalidade de crédito

bloquear benefício para empréstimo
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Por que ele é tão benéfico?

Ao terem a garantia do recebimento das parcelas por meio do desconto direto na fonte de renda do solicitante, as instituições bancárias assumem um risco menor na concessão do empréstimo, possibilitando a cobrança de taxas de juros mais atrativas.

Além disso, como forma de mostrar a segurança da operação para o solicitante, as instituições financeiras costumam oferecer prazos mais longos de pagamento, que podem chegar a até 120 meses.

Quais desvantagens pode encontrar?

Apesar de suas vantagens, o empréstimo consignado pode apresentar algumas desvantagens, principalmente para trabalhadores da iniciativa privada. Em casos de desligamento da empresa, por exemplo, o solicitante poderá ter que quitar antecipadamente a dívida, a depender do contrato. Por isso, é imprescindível que o solicitante leia atentamente as cláusulas contratuais antes de assinar o contrato.

Veja também:

Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?

Como funciona o empréstimo consignado?

Ele é uma categoria de crédito cujo valor das parcelas sofre desconto direto no contracheque, folha de pagamento do benefício ou holerite. Nesse contexto, apenas alguns grupos podem usufruir dessa modalidade de crédito:

  • Trabalhadores sob o regime CLT de empresas privadas conveniadas (consignado privado);
  • Servidores Públicos (ativos, inativos e pensionistas);
  • Militares das Forças Armadas (ativos, inativos e pensionistas);
  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Beneficiários do Bolsa Família;
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Imagem: Marcello Casal Jr / Agência Brasil – Edição: Seu Crédito Digital