Saiba o que é o Bolsa do Povo e quais os seus benefícios
Programa oferece diversos benefícios para a população que sofre de vulnerabilidade social. Entenda mais sobre o Bolsa do Povo!
No Brasil, uma parcela significativa da população sofre com a vulnerabilidade social, deixando de ter acesso a muitas oportunidades. Por isso, os governos buscam desenvolver projetos voltados para esse público, como o BPC e o Bolsa Família. No entanto, eles também podem ser feitos localmente, como o Bolsa do Povo, de São Paulo.
Muitas pessoas do estado de São Paulo podem estar habilitadas a receber os benefícios do Bolsa do Povo. No entanto, para isso, é importante buscar informações sobre como se inscrever no programa. Confira mais detalhes.
O que é o Bolsa do Povo?
O Bolsa do Povo é um programa estabelecido pela Lei nº 17.372, centralizando a administração de auxílios, iniciativas e projetos voltados para indivíduos em condição de vulnerabilidade social. Assim, o programa oferece diversos benefícios, incluindo o Renda Cidadã, o Bolsa Trabalho e o Aluguel Social.

Iniciado em 2021, a ação tem como propósito dar suporte a pessoas em situação de vulnerabilidade. Até o momento, mais de 500 mil habitantes do estado de São Paulo foram beneficiados por essa iniciativa.
Quem pode receber?
Os critérios para cada benefício do programa variam, mas, em geral, é necessário ter 18 anos ou mais, residir em São Paulo por mais de 2 anos, estar desabrigado ou em moradia precária, possuir baixa qualificação ou exercer trabalho informal.
Veja também:
Cuidado: maquininhas de cartão podem ROUBAR sua senha; entenda
O valor concedido depende do benefício. Por exemplo, o Bolsa Trabalho oferece R$ 540,00 por até cinco meses, visando proporcionar ocupação, formação profissional e renda aos desempregados e vulneráveis do estado de São Paulo.
Benefícios oferecidos pelo Bolsa do Povo
Dentro do Bolsa do Povo, há uma variedade de benefícios para diferentes necessidades. O Ação Jovem, por exemplo, promove a inclusão de jovens entre 15 e 24 anos, vindos de famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário mínimo.
O programa também abrange apoio financeiro a atletas, capacitação profissional gratuita e auxílio na compra de gás de cozinha para famílias em vulnerabilidade. Oferece, ainda, transferência de renda para famílias afetadas pela Covid-19, além de benefícios específicos para diferentes casos.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com