Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: maquininhas de cartão podem ROUBAR sua senha; entenda

Este golpe da maquininha permite aos golpistas roubar a senha do seu cartão. Saiba como agir nessa situação!

Nas compras de fim de ano, pode acontecer de passarmos o cartão diversas vezes e, com a agitação, ficamos vulneráveis a golpes nos comércios. Uma das formas em que isso ocorre é por meio da maquininha, que pode roubar a senha do seu cartão. Assim, o golpista possui acesso facilitado ao uso do seu crédito

Pensando nisso, trazemos alertas do Banco Central e do PicPay sobre o modus operandi dos golpistas e como evitar essa fraude. Saiba mais sobre como se proteger desse tipo de problema, para não ter dor de cabeça nas compras. 

Maquininhas podem roubar senha do cartão 

Posicionada ao lado de um notebook, mão segura um celular que exibe logo do PicPay
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Em janeiro deste ano, o Banco Central alertou os brasileiros sobre um novo golpe. Por meio da maquininha, os golpistas conseguem ter acesso à senha do cartão da vítima e realizam uma série de compras. Com o aviso, a instituição informou duas formas de se prevenir: verificar o visor da maquininha antes da compra e confirmar as informações antes de colocar a senha. 

Veja também:

Quando vai cair 13º parcela do Bolsa Família no Caixa Tem?

Ademais, o PicPay também oferece informações sobre o assunto, contando como o golpe costuma ocorrer. Segundo a fintech, uma das táticas é a adulteração da tela da maquininha. Quando a vítima coloca a senha, eles roubam os dígitos registrados. 

Para completar, o criminoso distrai a vítima e entrega um cartão parecido com o dela. Dessa forma, ele tem tanto o cartão quanto a senha para uso deliberado. 

PicPay divulga como agir depois do golpe 

Além de informar como ocorre, o banco digital também aconselha como a vítima pode agir após cair no golpe da maquininha que pode roubar a senha do cartão. Portanto, os conselhos da PicPay são:

  • Solicite o bloqueio do cartão com o seu banco; 
  • Explique sobre a situação para a instituição financeira;
  • Vá até uma delegacia e abra um Boletim de Ocorrência; 
  • Entre em contato com a empresa da maquininha para tentar identificar o golpista; 
  • Caso não haja possibilidade de restituição do valor, acione a Justiça. 

Imagem: Stokkete/shutterstock.com