Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estudantes ganham um novo auxílio do governo! Confira

Novo auxílio do governo promete ajudar estudantes! Saiba agora quem terá direito ao benefício e qual o valor.

Os auxílios do governo são cruciais para amparar cidadãos em momentos de crise, oferecendo suporte financeiro e garantindo sustento e proteção para muitos indivíduos.

Nesse sentido, muitos estudantes se encontram nessa parcela de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por isso, estão sendo cada vez mais elaboradas estratégias específicas para atender a esse público.

Uma dessas novas estratégias para oferecer amparo social e financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade é uma lei que visa oferecer um salário mínimo a estudantes nessa condição. Confira mais detalhes abaixo.

Nova lei de amparo estudantil irá oferecer um salário mínimo

Na última sexta-feira (10), o governador do estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, sancionou a lei do programa MS Supera, voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A lei terá foco especialmente em indígenas matriculados em cursos universitários e técnicos.

Essa iniciativa busca proporcionar um benefício social equivalente a um salário mínimo a alunos de baixa renda. Portanto, a medida oferece o suporte financeiro adequado a esses estudantes, facilitando o acesso e a permanência na educação.

Cofre de porco feito de vidro com moedas e chapéu de formatura.
Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Como me inscrever no programa de benefícios a estudante?

Segundo a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), que coordena o MS Supera, após a sanção da lei, espera-se a publicação de novos procedimentos, incluindo editais de inscrição e regulamentações. Estes serão direcionados tanto a novos beneficiários como aos já atendidos por programas anteriores.

Veja também:

Aprovação de lei altera perícia médica do INSS; saiba mais

Dessa forma, o MS Supera tem como objetivo adaptar os programas sociais às necessidades dos estudantes. Ele busca permitir maior autonomia e responsabilidade na adesão e permanência no novo programa. Para isso, devem ser feitos investimentos na educação para impulsionar o desenvolvimento, enfatizando a inclusão e apoio aos estudantes.

Impacto social

Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Sead), mais de 1,8 mil estudantes em condição de vulnerabilidade social, matriculados em universidades estaduais, recebem apoio.

Assim, o Mato Grosso do Sul tem um investimento estimado em cerca de R$ 9,8 milhões apenas neste ano para custear esses benefícios.

Imagem: didesign021 / shutterstock.com