Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais investimentos renderam mais que a inflação em 2022

Em 2022, alguns investimentos trouxeram ganhos reais, inclusive a poupança. Outros não foram tão bem. Veja a lista e onde investir em 2023.

Investir bem o seu dinheiro nem sempre é algo simples. Afinal, são diversas opções disponíveis, entre renda fixa e renda variável. Portanto, muitas vezes, isso acaba confundindo mais do que ajudando.

Além disso, quando falamos de investimentos, há algo que deve ser levado em conta: a inflação. Isso porque nem todos os investimentos rendem acima da inflação, e se isso não acontecer você pode acabar perdendo dinheiro. 

Pensando nisso, neste artigo listamos 5 investimentos que renderam acima da inflação no ano passado, para que você fique de olho agora em 2023. Então, confira a seguir!

5 investimentos que tiveram ganhos reais em 2022

Primeiramente, é preciso dizer que as 5 modalidades de investimentos que citaremos neste texto foram divulgadas em um levantamento realizado pelo portal TradeMap. Como já foi divulgado, a inflação de 2022 fechou o ano em 5,79%, de acordo com os dados do IPCA.

Assim, para saber se o seu dinheiro realmente teve um rendimento acima da inflação, é preciso utilizar a métrica do ganho real. Portanto, entre os 5 tipos de investimentos que tiveram rendimento acima da inflação em 2022 estão:

  1. Índice de Fundos Multimercados — o IHFA foi o investimento com melhor desempenho da lista. Seu ganho real foi de 7,45%;
  2. Índice de Dividendos (IDIV) — neste índice, ocorre o pagamento de parte do lucro de empresas abertas na bolsa para os seus acionistas. Neste caso, o rendimento foi 6,49% acima da inflação;
  3. CDI — o CDI, atrelado a investimentos como o CDB, teve um rendimento real de 6,24%, o que foi considerado bastante positivo pelos economistas;
  4. IMA Geral — formado por uma carteira de títulos públicos, incluindo o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA. Em 2022, esse índice teve valorização de 9,66%;
  5. poupança — por fim, em último lugar está a poupança, que pela primeira vez em alguns anos atingiu um rendimento real, ainda que não tão alto, de 2% acima da inflação.

Bitcoin, dólar e ouro tiveram rendimento real negativo

Por fim, entre os rendimentos que não foram tão bem assim estão as criptomoedas, como o bitcoin. No ano passado, o criptoativo teve o pior rendimento de todos da lista, ficando negativo em 68,27%.

Além disso, os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), ou recibos de ações estrangeiras negociados no Brasil, também tiveram um péssimo rendimento, ficando 31,99% negativos em relação à inflação.

Para quem investiu em dólar e ouro, os resultados também não foram tão bons. Em 2022, o dólar teve uma rentabilidade real negativa em 11,61%, enquanto o ouro ficou 13,49% negativo em relação à inflação.

É preciso dizer que mesmo que os resultados de 2022 tenham sido esses nada impede que haja um cenário diferente em 2023. Até porque muitas mudanças estão ocorrendo no país, inclusive políticas. O que faz muita diferença.

Então, antes de investir seu dinheiro, faça uma pesquisa sobre quais são os investimentos mais indicados para este ano e evite correr muitos riscos!

Imagem: Miha Creative | shutterstock