Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quais são os oito pontos facultativos previstos para este ano

Em 2024, são oito pontos facultativos e dez feriados ao longo de todo o ano. Veja como ficam as datas entre os dias da semana!

O governo federal anunciou o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2024. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, dos 18 dias comemorativos, oito são pontos facultativos e dez são feriados nacionais. Destes, quatro cairão em fins de semana.

A lista é destinada ao funcionalismo público federal direto, autárquico e fundacional, mas poderá ser seguida em todo o território nacional. No segundo semestre de 2024, três caem em fins de semana: 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro. Ao todo, serão cinco. 

Pontos facultativos de 2024

Neste ano, os oito pontos facultativos são os seguintes:

  • 12 de fevereiro, Carnaval: segunda-feira; 
  • 13 de fevereiro, Carnaval: terça-feira; 
  • 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (até as 14 horas): quarta-feira; 
  • 30 de maio, Corpus Christi: quinta-feira; 
  • 31 de maio:  sexta-feira; 
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal: segunda-feira; 
  • 24 de dezembro, véspera do Natal (após as 14 horas) – terça-feira; 
  • 31 de dezembro, véspera do Ano Novo (após as 14 horas) – terça-feira.
Calendário apontando feriado e/ou ponto facultativo. Miniatura de carro ao lado.
Imagem: Ratana21 / shutterstock.com

Novo feriado e impacto na economia

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva transformou o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) em feriado nacional. Até então, a data era comemorada somente em seis estados, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo, e em mais de 1,2 mil cidades, através de leis municipais e estaduais.

Além disso, a quantidade de feriados pode ter um impacto significante na economia. Neste ano, são 10. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cada feriado em dias úteis gerou um prejuízo médio de R$ 3,22 bilhões ao varejo nacional em 2023. Para 2024, as previsões são de um prejuízo total de R$ 27,92 bilhões.

Veja também:

Deseja se aposentar? Entenda a importância do planejamento previdenciário

Por fim, os feriados nacionais do último semestre do próximo ano que caem em dias úteis são o da Proclamação da República (15 de novembro), numa sexta-feira, e o do Natal (25 de dezembro), na penúltima sexta-feira do ano.

Imagem: Ratana21 / shutterstock.com