Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba quanto um artista ganha com uma música no Spotify

Você já se perguntou quanto um artista ganha com suas músicas no Spotify? Temos a resposta para isso, confira!

Na categoria de músicas e podcasts, o serviço de streaming Sportify é o mais utilizado do planeta. Ele lidera o setor desde o início do movimento de digitalização das músicas. Assim, as pessoas deixaram os discos, CDs e DVDs de lado para escutar as canções em qualquer lugar, com mais facilidade e praticidade.

Diversos artistas e bandas estão com suas discografias na plataforma, e. da mesma forma que houve mudanças na forma de consumir música, a remuneração desses artistas também ficou diferente. Continue a leitura e entenda mais.

Remuneração no Spotify

A remuneração no Spotify acontece por meio dos royalties, que são destinados a artistas que colocam suas músicas na plataforma. Eles funcionam como uma taxa, e seu valor depende do número de vezes em que a canção foi ouvida, tipo de assinatura do usuário e sua localidade.

O streaming não informa o valor oficial dos royalties, mas, estima-se que ele esteja na marca de US$ 0,00397 por reprodução. Embora a marca pareça pequena, é preciso destacar que, no caso de grandes artistas, as músicas são ouvidas bilhões de vezes em todo o mundo, o que aumenta o valor recebido.

Distribuição da renda

O valor pago pelo Spotify é destinado não só aos artistas, mas para toda a equipe que trabalhou na canção, como compositores e editores. Dessa forma, a remuneração visa auxiliar o time pela operação e garantir que ela seja paga a cada momento em que a música seja reproduzida, independente do tempo.

Contudo, não são só os streamings, como Apple Music e YouTube Music, que pagam os royalties. Essa taxa também é destinada à equipe por rádios, emissoras de televisão, propagandas, filmes e séries que utilizam as músicas em suas produções. Com isso, ela varia de acordo com o país em que é reproduzida, sua duração, categoria e, o principal, a quantidade de vezes que ela foi tocada.

Imagem: Fabio Principe / Shutterstock.com