Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander alerta clientes para golpe em cartões

Novo golpe com cartões: Santander emite alerta para seus clientes sobre golpe recorrente com cartões. Veja os detalhes e como se proteger!

O Santander emitiu um alerta para seus clientes sobre um novo golpe que tem sido recorrente: o de troca de cartões. Nele, os criminosos, ao fazer a cobrança na maquininha de cartão, observam a senha digitada e, em seguida, se afastam com a desculpa de que estão procurando sinal. Ao retornarem, devolvem ao cliente um cartão diferente do inserido anteriormente.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre como se dá o golpe financeiro de troca de cartões e veja as dicas do Santander sobre como se proteger.

Banco Santander explica como se dá novo golpe de troca de cartões

De acordo com informativo emitido pelo banco a fim de alertar seus clientes e público em geral, o novo golpe financeiro se dá da seguinte maneira: ao efetuar o pagamento com cartão, os criminosos observam a senha digitada na maquininha e, em seguida, se afastam do cliente alegando estar “procurando sinal” para concluir o pagamento.

Ao retornarem, ficam com o cartão verdadeiro e entregam à vítima um falso. Depois, com a senha e o cartão roubado, fazem compras diversas, causando enormes prejuízos financeiros aos clientes que foram enganados.

O crime tem sido bastante aplicado durante as festas de carnaval do Brasil inteiro, mas também acontece em outras ocasiões, nos mais diversos estabelecimentos. Por isso, todo cuidado é pouco e dicas de segurança financeira são sempre bem-vindas.

Como se proteger?

Confira, a seguir, as melhores dicas de como se proteger do golpe da troca de cartões, segundo o Santander:

  • caso perca ou tenha seu cartão roubado, acesse o app Santander e bloqueie o mais rápido possível, entrando em contato com a Central de Atendimento do banco logo em seguida;
  • ative as notificações do Way;
  • ao finalizar suas compras, confira se o cartão devolvido é o seu;
  • nunca entregue seu cartão nas mãos de outras pessoas;
  • não compartilhe suas senhas com terceiros.

Além disso, tenha cuidado ao digitar a senha na maquininha de cartões durante os pagamentos. De acordo com o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, “É fundamental não deixar as pessoas verem o que você está digitando. Tem gente especializada em memorizar [a senha] rapidamente”.

Imagem: fizkes / shutterstock.com