Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander cria estratégia para recuperar clientes perdidos para bancos digitais

Santander cria estratégia para recuperar clientes perdidos para bancos digitais. Confira as novas medidas!

O banco Santander tem implementado novas estratégias focadas no cliente de baixa renda, um mercado altamente competitivo e essencial para a expansão de suas operações no Brasil. Com iniciativas como a introdução de cartões de crédito e contas correntes sem custos adicionais, o Santander busca reativar clientes inativos e solidificar sua presença nesse segmento.

Ademais, a decisão do Santander de mirar no público de baixa renda é uma resposta direta às perdas de mercado para os bancos digitais. Que têm oferecido serviços ágeis e econômicos para essa camada da população. “Atuar no Brasil significa atuar bem em baixa renda”, afirma Mario Leão, CEO do banco no país.

Quais são as novidades para clientes baixa renda?

Entre as principais medidas adotadas pelo Santander estão a isenção de tarifas em operações básicas, como manutenção de conta e saques, além do acesso a créditos com garantias mais acessíveis para minimizar os riscos de inadimplência. O banco também espera que, ao reativar clientes inativos, possa aumentar o consumo de outros produtos financeiros.

Letreiro com identidade visual do Santander
Imagem: Manuel Esteban / Shutterstock.com

O CEO enfatizou a aprendizagem obtida com a superestimação da capacidade de endividamento dos clientes de baixa renda entre 2020 e 2021. Agora, o foco está em ajustar a oferta de crédito e garantir a sustentabilidade e rentabilidade nesse segmento.

Impacto das novas estratégias do Santander

  • Redução da inadimplência: Os índices de inadimplência apresentaram queda, com uma inadimplência acima de 90 dias em 4,3%, a mais baixa comparada aos períodos anteriores.
  • Otimização das agências: O banco continuará reduzindo o número de agências físicas, respondendo à menor demanda por serviços presenciais e focando em uma experiência multicanal.
  • Crescimento do lucro: O lucro do primeiro trimestre mostrou um aumento significativo. Refletindo as novas operações e um modelo de negócio ajustado à realidade atual do mercado financeiro.

Com um balanço mais equilibrado e uma estratégia claramente definida, o Santander está configurando seu modelo de negócios para atender melhor seus clientes e competir de forma mais eficaz no mercado financeiro brasileiro. As ações do banco têm mostrado recuperação, refletindo a confiança dos investidores nas novas políticas adotadas.

Veja também:

Atenção: nome da O Boticário está sendo utilizado em golpe do Dia das Mães; confira

Essas mudanças são um claro indicativo de que o Santander está comprometido em manter sua competitividade e relevância no setor bancário. Adaptando-se continuamente às dinâmicas do mercado e às necessidades de seus clientes.

Imagem: beanstalkaudio/shutterstock.com