Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Santander desenvolve solução inovadora envolvendo renegociação de dívidas

Santander, em parceria com universidade, cria ferramenta que promete facilitar a vida de quem precisa renegociar dívidas. Saiba qual é!

O Santander deu mais um passo para facilitar a renegociação de dívidas dos seus clientes. Isso porque o banco está desenvolvendo uma solução baseada em inteligência artificial (AI) para reconhecer as melhores soluções. 

Uma parceria com os alunos de doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), através do HUB Santander, que fica no Instituto de Ciência da Computação da universidade, foi responsável pelo desenvolvimento. 

O projeto é do estudante e bolsista do HUB Luis Henrique Pauletti Mendes. De acordo com ele, a sua ideia era encontrar uma forma de aumentar o número de clientes que fazem a renegociação de dívidas, mesmo com os limites atuais da Central de Atendimento. 

Santander desenvolve AI para ajudar na renegociação

A ferramenta elaborada através do HUB Santander é capaz de segmentar as informações dos clientes em vários blocos, ao mesmo tempo em que analisa os dados através de diversos algoritmos simultâneos. 

Dessa forma, é possível identificar quais são os clientes que oferecem as melhores chances de assinar um contrato de renegociação com o banco. Assim, há mais consumidores que podem renegociar as dívidas do que haveria com o método tradicional. 

A principal diferença desse novo sistema é a aplicação de um algoritmo de pesquisa operacional. Através dele, a nova ferramenta consegue avaliar o perfil do cliente e estabelecer uma solução financeira personalizada para ele. 

Ou seja, o novo projeto de AI do Santander permite identificar qual a melhor solução para cada caso, levando em consideração o contexto específico de cada um dos clientes que querem renegociar suas dívidas com o banco. 

Resultado positivos

A solução desenvolvida no HUB Santander já teve os seus primeiros testes. De acordo com o banco, foram selecionados os clientes com maior potencial para fazer parte da verificação e o resultado foi positivo. 

Em comparação com o modelo tradicional de abordagem, a nova ferramenta apresentou um índice de sucesso 28% maior.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Equipe Seu Crédito Digital