Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

São Paulo ganha novo feriado em novembro: veja data e faça as malas

São Paulo ganha mais um feriado no mês de novembro, o Dia da Consciência Negra no dia 20. Veja detalhes sobre a história por trás da data!

No dia 12 de setembro, o governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de lei 370/2023, que estabelece oficialmente o Dia Estadual da Consciência Negra em todo o Estado de São Paulo como feriado estadual em novembro.

Essa data ganha reconhecimento a nível estadual paulista, conforme publicado no Diário Oficial no dia 13 de setembro, vigorando a partir de sua publicação.

Por isso, o feriado em São Paulo no mês de novembro tem como propósito destacar a relevância do debate sobre a cultura e o povo africano no Brasil, abrangendo diversos campos como, música, religião, gastronomia e muitos outros, contribuindo para uma profunda compreensão da herança africana no país.

Dia da Consciência Negra

Pequeno calendário de mesa com "2023" escrito
Imagem: xalien / shutterstock.com

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi oficialmente estabelecido pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Essa data é uma homenagem à memória de Zumbi, que era o líder do Quilombo dos Palmares, localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco.

Veja também:

Nubank faz alerta sobre mudança nos horários de negociação da B3

No ano de 1695, Zumbi faleceu no dia 20 de novembro, quando bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho o atacaram. Atualmente, diversos estudos buscam reconstituir a biografia desse personagem fundamental na luta contra a escravidão no Brasil. Assim, contribuindo para uma compreensão mais profunda de sua importância histórica e na instituição do Dia da Consciência Negra como feriado.

Importância de visibilizar

O novo feriado em São Paulo, o Dia da Consciência Negra, é uma data de grande relevância, pois lança luz sobre questões críticas como, o racismo e a desigualdade presentes na sociedade. Esta data celebra a memória da luta dos africanos escravizados no passado. Além disso, destaca a necessidade contínua de empreender novas batalhas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por isso, o feriado em São Paulo merece destaque para que a sociedade não esqueça que se construiu através da escravidão. Além disso, para que isso sirva de incentivo para melhorar as políticas de inclusão em todas as instâncias da sociedade.

Imagem: Africa Studio/shutterstock.com