Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

São Paulo pode PARAR se isto realmente acontecer

Possível paralisação no metrô de São Paulo pode parar a capital. Confira as demandas e as possíveis linhas a serem afetadas!

Maisa NogueiraPor Maisa Nogueira2 min de leitura
CPTM

O metrô de São Paulo pode entrar em greve nesta terça-feira (13), pois suas demandas não foram atendidas pelo governo. Caso haja paralisação, várias linhas do transporte não vão funcionar.

Os funcionários vão se reunir na noite desta segunda-feira (12) para decidir pela paralisação. Confira quais são as demandas dos funcionários e quais linhas serão afetadas caso a greve aconteça.

Motivos da possível paralisação em São Paulo

Os metroviários estão fazendo uma série de reivindicações, como: a contratação por meio de concurso público, aumento no vale-refeição e vale-alimentação, cota extra no vale-alimentação para o Natal e reintegração de funcionários demitidos em 2020.

Os metroviários reivindicam por mais contratações devido ao déficit de funcionários operando em várias áreas do transporte. Assim, o sindicato dos metroviários afirma que há mais de mil funcionários a menos; por isso, pede um novo edital de concurso público, já que o último ocorreu em 2019.

Contudo, tais reivindicações já aconteciam em assembleias anteriores, quando foi decidido apenas a retirada do uniforme e a utilização de colete e braçais em todas as áreas a partir desta segunda-feira (12). 

Além disso, os metroviários afirmaram que a empresa não melhorou a proposta feita anteriormente, descumprindo o prazo de fazê-la até o dia 1º de junho.

Linhas afetadas pela possível greve

Se aprovada, a paralisação vai afetar as seguintes linhas: 1-Azul; 2-Verde; 3-Vermelha; e 15-Prata de monotrilho. As linhas 4-Amarela e 5-Lilás não serão afetadas, pois são administradas por concessionárias. 

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Caso a paralisação ocorra, mais de 4 milhões de passageiros serão afetados. Contudo, a assembleia de segunda-feira (12) está aberta a negociações. Se o governo aceitar, os metroviários estão dispostos a fazer catraca livre como forma de protesto.

Caso ocorra, as passagens não serão cobradas dos passageiros. Por fim, até o momento, a Companhia do Metropolitano de São Paulo não se pronunciou.

Imagem: Tacio Philip Sansonovski/ shutterstock.com

Topicos relacionados