Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque-aniversário do FGTS deve ser declarado no Imposto de Renda?

No saque-aniversário do FGTS é possível que o cidadão, no mês de seu aniversário, possa resgatar um valor. Confira se é preciso declarar

Há diversas modalidades previstas em lei para que o trabalhador faça o resgate de uma determinada quantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Assim, entre elas está o saque-aniversário, criado em 2020, onde o cidadão, no mês de seu aniversário, pode sacar um valor pré-definido.

Dessa forma, o montante resgatado no saque aniversário deve ser declarado como “Rendimentos Isentos e não Tributáveis”.

Declaração

Portanto, segundo as regras de 2022, todos aqueles que tenham obtido rendimentos acima de R$ 28.559,70 têm a obrigação de enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Assim, o saque de qualquer modalidade do FGTS deve ser declarado à Receita Federal, podendo ser para a compra da casa própria, rescisão de contrato, saque-aniversário ou até mesmo o saque-extraordinário de até R$ 1 mil liberado em 2022.

Saque-aniversário no Imposto de Renda

Todavia, o valor resgatado por meio do saque-aniversário não altera o cálculo do Imposto de Renda. Dessa forma, a quantia deve ser declarada no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, no menu esquerdo do programa gerador da Receita Federal. 

Então, clicar em “Novo” para incluir o rendimento isento. Ademais, para esse tipo de rendimento deve ser utilizado o código 04, que se refere a “Indenizações por rescisão de contrato de trabalho”. Diante disso, selecionar o tipo de beneficiário, que pode ser titular ou dependente e informar o CNPJ da fonte pagadora, isto é, da Caixa Econômica Federal

Assim, o valor resgatado do FGTS por meio do saque-aniversário deve ser informado. Além disso, é importante que o contribuinte confirme no extrato do FGTS o CNPJ que deve incluir. Pois a Caixa Econômica Federal tem mais de um CNPJ. Portanto, o cidadão deve inserir o CNPJ da Caixa que é: 00.360.305/0001-04. 

Por fim, o dinheiro obtido na modalidade antecipação de saque-aniversário, devem ser inseridos na ficha de “Dívidas e Ônus”, se ainda não foram totalmente quitados.

Melhores opções de empréstimo usando o saque-aniversário

Sabia que é possível usar o saque-aniversário para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com