Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque-aniversário do FGTS realmente vai acabar? Novo Ministro do Trabalho fala novamente sobre o assunto

Nas palavras do novo ministro, o saque-aniversário é uma distorção da função do FGTS. Por isso, ele precisa ser revisto pelo governo. 

Depois das declarações do novo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), os trabalhadores querem saber: o saque-aniversário do FGTS realmente vai acabar? Confira a seguir.

O que disse Luiz Marinho?

Luiz Marinho disse que pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS. De acordo com ele, a decisão seria necessária para restabelecer o caráter de proteção social que o Fundo tem.

O governo anterior criou o saque-aniversário em 2019, mas a modalidade entrou em vigor apenas em 2020. Com ele, os trabalhadores de carteira assinada podem escolher sacar uma parte do FGTS no mês do seu aniversário todos os anos. 

Entretanto, os trabalhadores que optam por esse saque não têm direito a sacar o valor do Fundo se forem demitidos sem justa causa. Assim, têm direito apenas à multa rescisória.

Nas palavras do novo ministro do Trabalho e Emprego, o saque-aniversário é uma distorção da função do FGTS. Por isso, ele precisa ser revisto pelo governo. 

Afirmações do ministro causam dúvida

A questão começou quando o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deu uma entrevista para o jornal “O Globo” afirmando que iria acabar com o saque-aniversário do FGTS. 

Entretanto, ele recebeu várias críticas sobre o fim dessa renda extra dada aos trabalhadores. Por isso, ele deu um passo atrás na sua decisão. Agora, ele afirma que o saque-aniversário do FGTS vai ser estudado através de um debate amplo. Na sua conta do Twitter, Marinho disse que a decisão será debatida entre as centrais sindicais e o Conselho Curador do FGTS.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Os trabalhadores com carteira assinada podem sacar uma parte do seu FGTS todos os anos, na data de aniversário. Os valores variam entre 5% e 50% do valor depositado no fundo e quanto mais dinheiro há na conta, maior o valor do saque. 

De acordo com a Caixa, mais de 46 milhões de brasileiros já contrataram o saque. Assim, R$ 33,9 bilhões foram repassados para os trabalhadores.

Empréstimo com as menores taxas usando o saque-aniversário

Sabia que é possível usar o saque-aniversário para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Luiz Marinho/Flickr