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Saque calamidade do FGTS: Saiba quem tem direito e como sacar

Entenda como funciona o Saque Calamidade do FGTS, quem pode solicitar e quais os documentos necessários para o resgate!

O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade de saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que permite ao trabalhador retirar todo o saldo da sua conta em caso de situações de desastre natural que tenham atingido sua região de residência.

O valor do Saque Calamidade do FGTS é de até R$ 6.220. Assim, após solicitação, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo, libera o dinheiro em uma conta bancária do titular do FGTS em até cinco dias úteis.

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Quem pode solicitar o Saque Calamidade do FGTS?

Portanto, os trabalhadores que se enquadram nas situações abaixo podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS:

  • Moradores de municípios que tenham decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência: O decreto precisa ter sido reconhecido por portaria do governo federal;
  • Titulares de contas do FGTS: É necessário ter saldo positivo na conta do FGTS;
  • Trabalhadores que não tenham realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses: Essa regra vale para saques realizados a partir de 28 de março de 2022.
Celular com aplicativo do FGTS e notas de real
Imagem: Etalbr/shutterstock.com

Como solicitar

Assim, confira o passo a passo para solicitar o Saque Calamidade do FGTS:

  • Acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar “Meus Saques”;
  • Selecionar “Outras situações de saque – Calamidade Pública”;
  • Selecionar o município;
  • Encaminhar documentos (confira abaixo quais são);
  • Clicar na opção para creditar o valor em conta;
  • Indicar uma conta de sua titularidade para receber os valores;
  • Por fim, após a análise, o valor estará em conta em até 5 dias úteis.

Enfim, para solicitar o Saque Calamidade do FGTS, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Documento de identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência no município afetado pelo desastre natural: O comprovante precisa ser emitido nos últimos 120 dias.

Imagem: Etalbr/shutterstock.com