Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque do FGTS é liberado para brasileiros; saiba se você pode receber

Entenda aqui a razão para a disponibilização do saque do FGTS pela Caixa Econômica e veja como você pode retirar sua quantia!

A Caixa Econômica Federal, por meio de autorização do Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), está viabilizando um saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nesse sentido, a retirada se destina às vítimas das severas chuvas que afetaram o estado de Santa Catarina.

Logo, cada indivíduo impactado pelas chuvas terá o direito de efetuar um saque do FGTS de até R$ 6.220. No entanto, é importante observar que a delimitação geográfica da área atingida deve ser estabelecida antes que haja liberação do acesso. Portanto, siga a leitura para descobrir como você pode realizar o saque do FGTS a partir da Caixa Econômica e saber se é um dos beneficiados.

Veja também:

Haddad diz que governo prepara estratégia para investimentos externos; saiba mais

Saque do FGTS em Santa Catarina

Celular ao lado de dinheiro com o app do FGTS aberto
Imagem: Etalbr/ shutterstock.com

O saque calamidade pelo FGTS se destina às vítimas de enchentes e outros desastres naturais, conforme previsto por lei. Dessa maneira, as situações que justificam a liberação do saque incluem:

  • Vendavais ou tempestades;
  • Vendavais intensos ou ciclones extratropicais;
  • Vendavais muito fortes, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
  • Tornados e trombas d’água;
  • Precipitações de granizo;
  • Enchentes ou inundações graduais;
  • Enxurradas ou inundações bruscas;
  • Alagamentos;
  • Inundações litorâneas ocasionadas pela invasão do mar;
  • Rompimento ou colapso de barragens.

Como solicitar o dinheiro na Caixa?

Logo, para solicitar o saque do FGTS, siga os seguintes passos:

  1. Primeiramente, faça o download do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) e insira suas informações de cadastro;
  2. Clique em “Meus saques” e, após isso, selecione “Outras situações de saque – Calamidade pública”;
  3. Em seguida, especifique a cidade afetada;
  4. Envie os documentos necessários, incluindo uma foto de seu documento de identidade e um comprovante de residência em seu nome, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;
  5. Escolha a opção para receber o valor em sua conta Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou em outra instituição bancária e envie a solicitação;
  6. Por último, o prazo para análise e crédito em conta, se aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Por fim, para obter informações adicionais e esclarecimentos, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco pelo canal de atendimento “Fale Conosco” no telefone 0800 726 0207.

Imagem: Dean Drobot / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital