Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Satélite que vai oferecer internet para todo o planeta será lançado hoje

Nesta quinta-feira um satélite que oferecerá internet para o mundo todo será lançado. Veja todos os detalhes desta novidade!

Esta quinta-feira contará com um grande evento: a Viasat, empresa de telecomunicações, vai lançar um novo satélite. Vale destacar que essa é a segunda tentativa da semana, já que na quarta (26), a empresa também tentou enviar o satélite. 

Desse modo, o lançamento acontecerá às 20h30 (horário de Brasília) desta quinta. O satélite alcança 1 terabit por segundo, a maior capacidade de tráfego do mundo para o equipamento. 

Assim, ao longo da matéria você vai conferir os detalhes deste lançamento e qual o objetivo da Viasat com a iniciativa. 

Lançamento 

Como dito antes, essa será a segunda tentativa de lançamento da semana, que ocorrerá em uma base no Cabo Canaveral, na Flórida. Isso porque a primeira tentativa, que aconteceu na quarta, foi cancelada devido às fortes chuvas na região. 

Desse modo, o foguete Falcon Heavy, da SpaceX, será o responsável por levar o satélite. Essa nave opera desde 2018, ano em que levou um carro ao espaço. Caso o envio não corra bem, a missão acontecerá na sexta-feira (28). 

A Viasat destacou que depois de desprender o foguete, o satélite vai implantar painéis solares e se posicionará na órbita da Terra. Feito isso, será possível lançar o serviço de internet para os consumidores. 

Sobre o satélite 

É importante destacar que o Viasat-3 é um composto por três satélites, que unidos vão levar internet para quase todos os lugares do planeta. Sendo assim, a companhia vai fazer uma tentativa de lançar o primeiro dos satélites, o ViaSat-3 Americas, em uma nave da SpaceX, de Elon Musk. 

O Via-Sat-3 é o mais leve já produzido pela empresa e pesa entre 5,6 e 6 toneladas, além de medir 50 metros de comprimento. A operação dessa tecnologia deve durar por 15 anos e o Brasil poderá desfrutar da novidade no segundo semestre deste ano. 

O primeiro lançamento vai cobrir países que fazem parte do continente americano, posteriormente, com o envio do segundo satélite, que deve acontecer ainda neste ano, a Europa, África e Oriente Médio serão contemplados. Já o terceiro satélite será para a região Ásia-Pacífico, mas ainda não há um prazo para o envio. 

Imagem: Divulgação/ SpaceX