Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja como a sua saúde mental pode influenciar nas suas finanças

A saúde financeira é um termômetro importante da saúde emocional e mental

0

Você sabia que a sua saúde mental pode influenciar, e muito, na sua vida financeira? Isso mesmo! A saúde financeira é um termômetro importante da nossa saúde emocional e mental. Há pessoas que não conseguem fazer uma conta simples de quanto entra, e quanto sai de dinheiro da sua conta todo mês. 

Veja como a sua saúde mental pode influenciar nas suas finanças

Em suma, há estudos que mostram que as pessoas com algum problema de saúde mental, como a depressão e ansiedade, tem até 3 vezes mais chances de se endividar. E assim, usam o dinheiro como uma forma de “muleta”. Ou seja, para tentar superar a angústia ou tristeza, a pessoa faz compras desnecessárias. 

Além disso, outro problema de saúde mental que pode afetar muito a saúde financeira, é a compulsão. Em outras palavras, quem sofre com quadros compulsivos, não consegue se segurar. É quase como se a pessoa precisasse gastar ainda mais o seu dinheiro com alguma coisa. Dessa forma, a pessoa vai ao shopping ou à internet, em busca de alguma coisa para comprar, de forma descontrolada. E se a pessoa encontrar a palavra “LIQUIDAÇÃO”, a compulsão a compra tende a piorar. 

Seja membro

jogo patológico é outro quadro de saúde mental que leva muitas pessoas ao endividamento. Em suma, quem tem problemas com jogos, exemplo pôquer ou jogos de azar, sempre vê a perda de dinheiro como a chance de virar o jogo. E assim, a pessoa não para de jogar, e acaba dentro de uma bola de neve. 

Enquanto isso, há os casos de mania, o qual opera de forma oposta à depressão. Uma pessoa “maníaca” fala muito, se sente alegre demais, dorme pouco, se sente tão bem, que sente a necessidade de gastar dinheiro sem parar. A aceleração do pensamento leva a pessoa a ter problemas financeiros graves. 

Por fim, a última situação de saúde mental é a dependência do álcool e das drogas. Os dependentes severos usam todas as suas economias, e muitas vezes, fazem pequenos furtos para comprar drogas ou bebidas. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marko Aliaksandr / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.