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Score: Como a Serasa define a pontuação?

Entenda o que é o score, para que ele serve, e veja como a Serasa define a pontuação dos consumidores brasileiros

O Score é uma ferramenta essencial para as instituições e empresas. É por meio dele que bancos avaliam a confiabilidade de um potencial cliente, isto é, o risco de inadimplência. Ter um bom Score pode facilitar muito a vida financeira, abrindo portas para créditos mais atraentes, financiamentos com taxas mais baixas e melhores condições de pagamento.

Contudo, entender o que é Score pode parecer um pouco confuso. Existem diferentes fatores que influenciam essa pontuação e a Serasa, uma das principais empresas de informações de crédito do Brasil, tem um modelo específico para fazer esse cálculo com base em cada indivíduo.

O que é e para que serve o Score?

O Score de crédito é uma pontuação da Serasa que vai de 0 a 1.000 e indica a chance de um consumidor pagar suas contas em dia. Quanto maior for ela, menor o risco de inadimplência e, portanto, maior a probabilidade de obter crédito no mercado.

A primeira faixa de Score varia de 0 a 300 e é classificada como “Baixo”. Isso significa que uma pontuação nessa fração indica um desempenho ou avaliação abaixo do esperado ou considerado satisfatório. A segunda de vai de 301 a 501 e é denominada “Regular”, demonstrando um desempenho ou avaliação mediano, dentro de um padrão considerado comum ou aceitável.

O terceiro nível abrange o intervalo de 501 a 700 e é caracterizada como “Bom”. Pontuações nesse intervalo indicam uma avaliação acima da média. Por fim, a quarta e última faixa vai de 701 a 1000 e é considerada “Muito Bom”, indicando um desempenho ou avaliação excelente, sendo um resultado acima do esperado ou considerado ótimo.

Essa contagem é muito útil para as instituições financeiras, pois permite que elas avaliem o risco de emprestar dinheiro a um cliente. Por outro lado, para os consumidores, um bom Score pode facilitar a aprovação de crédito, além de poder negociar condições melhores, como juros mais baixos.

Como a Serasa define a pontuação?

A Serasa utiliza diversas informações para definir o Score de um indivíduo. Dados como o histórico de pagamento de contas, o relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados são considerados nessa avaliação.

Ademais, o tempo de atraso na quitação de débitos e a frequência de novas solicitações de crédito também influenciam na pontuação. O importante é demonstrar um comportamento de pagamento responsável e evitar dívidas ou atrasos, pois isso pode afetar negativamente o Score.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com