Muitos consumidores vão pesquisar o seu Score de crédito e se deparam com uma dúvida. Por que motivo o Score do Serasa e o do Boa Vista Serviços (SCPC) são diferentes? Como isso é possível? Tire as suas dúvidas aqui neste post.

Leia também:

Dia dos Pais: Dê um vale-presente do Mercado Livre

Quando vale a pena pagar a anuidade do cartão de crédito e acumular os pontos?

Clientes de Fintechs poderão fazer saques sem cartão em caixas eletrônicos

Por que o Score do Serasa e o do Boa Vista Serviços (SCPC) são diferentes?

Bem, ambas são empresas distintas, e fazem as suas pesquisas de maneiras completamente diferentes. A Serasa foi fundada em 1968, e o Boa Vista em 2010. Ambas tem um banco de dados gigantesco. Entretanto, o do Serasa é um pouco melhor, com informações globais.

Serasa Experian

O Serasa Experian considera alguns fatores como a idade, a inadimplência do CEP onde você entre outros fatores. Com isso, chega a uma pontuação específica e independente do Boa Vista Serviços (SCPC).

Boa Vista Serviços (SCPC)

Por outro lado, o Boa Vista Serviços (SCPC) considera três fatores, que em resumo são: o seu comportamento de pagamentos, a sua procura por crédito no mercado e as suas informações cadastrais. Portanto, também chega a um número de Score final.

Score do Serasa vs Boa Vista Serviços (SCPC)

O cálculo do Score apresenta um resultado compreendido entre 0 e 1000. De acordo com o resultado do Score é possível conhecer o comportamento do grupo que tem perfil equivalente ao do consumidor consultado.

Além disso, é possível prever a probabilidade futura de inadimplência. Com base nesses resultados e em outras diversas análises realizadas, é a empresa concedente de crédito quem decide pela concessão do crédito.

Entretanto, como são empresas distintas, e que trabalham com bancos de dados diferentes, é natural que os Scores apresentem pontuações completamente diferentes.

Confira algumas dicas para manter o seu Score com uma boa pontuação

  • Independente da empresa, é importante evitar efetuar consultas em excesso. Isso prejudica as pontuações do Score de ambas.
  • Tendo um endereço atualizado ajuda e pode ser visto como a sua disponibilidade em ser encontrado, e portanto, que tem disposição em pagar as suas dívidas.
  • O Score não é a única opção em analisar o seu crédito.
  • Pague as contas em dia e o valor total das parcelas.
  • Mantenha o nome limpo, e também os seus dados atualizados.

Considerações finais

A pontuação sempre será diferente em ambas empresas – Serasa e o do Boa Vista Serviços (SCPC). Normalmente, as empresas que irão conceder o crédito para você, consideram ambos os Scores, e vão estabelecer um padrão para aprovarem a análise de crédito. Muito provavelmente, elas farão uma análise de uma média entre eles, ou considerar o menor entre eles. Entretanto, o Score não é determinante na liberação de crédito, e dependerá também do seu relacionamento com determinada instituição.

Pode ser que futuramente, as empresas possam se unir, e utilizar apenas um Score de crédito. Isso seria amplamente benéfico aos consumidores.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Acompanhe os nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Com informações do Serasa Experian e Boa Vista Vista SCPC

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Co-fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook