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Se cadastrou no Bolsa Família? Quanto tempo demora para receber?

Se você se cadastrou no Bolsa Família e quer saber qual o prazo para receber, clique aqui e confira as informações que reunimos!

O programa Bolsa Família, benefício direcionado a famílias em situação vulnerabilidade econômica, possibilita auxílio mensal com valor mínimo de R$600. Contudo, para receber o suporte, é necessário que a família esteja cadastrada no programa.

O processo de inclusão do Bolsa Família passa pelo Cadastro Único (CadÚnico), sistema que identifica e seleciona famílias para programas sociais do governo. Uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é responsável pelo cadastro no CadÚnico.

No entanto, muitas pessoas que se cadastram no programa enfrentam diversas dúvidas, principalmente com relação aos prazos estipulados. Por isso, é importante sempre manter-se informado sobre essas questões.

Saiba como funciona o cadastro do Bolsa Família

Mão segurando notas de cem reais com notas de cinquenta reais sobre uma mesa ao fundo.
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com

Em primeiro momento, é importante ressaltar que a efetivação do cadastro ocorre por um responsável familiar que precisa se dirigir até a unidade de atendimento do CRAS. Assim, ele deverá apresentar os seguintes documentos de todos os moradores da casa:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado.

Assim, uma vez que o cadastro esteja completo, a família estará pronta para ser incluída no Bolsa Família. No entanto, é crucial destacar a necessidade de cumprir o critério de renda por pessoa estabelecido pelo governo, que em 2024 deve ser de, no máximo, R$ 353.

Sobre aprovação do cadastro e prazos

Após o cadastro, o governo realiza uma análise sem tempo definido e, caso aprovada, a família recebe uma carta informando a liberação do pagamento e um cartão do benefício. De modo geral, não há prazo estipulado pelo MDS.

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No entanto, existem inúmeras formas de consultar a aprovação da família no programa. Entre as opções, estão:

  • Consulta ao Número de Identificação Social (NIS);
  • Aplicativo Cadastro Único (disponível para Android e iOS);
  • Site do CadÚnico;
  • Central telefônica do Ministério da Cidadania (0800 707 2003).

Imagem: rafapress / shutterstock.com