Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se proteja: veja como tirar a aproximação do cartão do Nubank

Descubra como desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank. Entenda as implicações de segurança e como solicitar um novo cartão.

Um recurso disponibilizado pelo Nubank tem gerado discussões — o pagamento por aproximação. Enquanto alguns usuários defendem a praticidade da função, outros demonstram preocupação com a segurança do recurso.

Em época de carnaval e folia, desativar a ferramenta pode ser uma boa ideia. Afinal, todo recurso que aumente sua segurança financeira e te proteja contra golpes são bem-vindos, não é mesmo?

O que é o pagamento por aproximação (contactless)?

Celular com logo do Nubank na tela e cartão roxinho em cima
Imagem: Julio Ricco / shutterstock.com

Trata-se de uma tecnologia que permite realizar pagamentos apenas aproximando o cartão da maquininha, sem a necessidade de inserir senha para transações de até R$ 200.

A saber, a funcionalidade tem ativação pelo próprio usuário por meio do aplicativo da fintech, tanto para usuários com sistemas Android como iPhones (iOS).

Desativando o pagamento por aproximação do Nubank

A desativação desse sistema de pagamento é um processo simples realizado através do app do Nubank. Veja o tutorial:

  • Abra o aplicativo do Nubank;
  • No canto superior esquerdo da tela, toque no ícone de perfil da conta;
  • Procure pela opção “Configurar cartão”;
  • Em seguida, é só desmarcar a opção “Comprar por aproximação (contactless) e pronto!

Com a função desabilitada, todas as transações exigirão a inserção do cartão na máquina de pagamento e a confirmação por meio da senha de quatro dígitos. A opção pode ser reativada pela mesma via, bastando seguir o mesmo caminho para reabilitar a chave “Compras por aproximação (contactless)”.

Trocando seu cartão Nubank

Usuários que preferem o modo tradicional de pagamento podem solicitar um novo cartão pela central de atendimento do banco digital, por meio da função de chat. Nessa opção, o cartão atual será bloqueado e um novo será enviado.

Vale ressaltar que, mesmo com o lançamento do cartão com tecnologia contactless em 2018, alguns usuários mais antigos ainda podem possuir a versão antiga do cartão, sem essa funcionalidade.

Segurança no pagamento por aproximação

Apesar de a possibilidade de fraude ser uma preocupação constante, o Nubank assegura que a tecnologia contactless é tão segura quanto as compras online realizadas pelo cartão, e que existem diversas camadas de segurança protegendo todas as transações realizadas no cartão.

“A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank possui sistemas próprios de detecção de fraudes”, reforça a fintech.

Imagem: Julio Ricco / shutterstock.com