Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se você fizer alguma dessas coisas provavelmente vai ser parado por uma blitz e acabar sendo multado

Modificar um veículo sem autorização pode render uma multa considerável. Veja quais são as alterações passíveis de punição.

Quem já jogou GTA (Grand Theft Auto), Need For Speed ou Forza Horizon, sempre sonhou em tunar ou personalizar um veículo. Enquanto algumas alterações no veículo não exigem documentação, outras violam a lei, o que pode se tornar uma enorme dor de cabeça. Nesse sentido, caso você altere alguns componentes, a Polícia provavelmente vai pará-lo na blitz.

Em geral, todo motorista que deseja fazer alterações estruturais em um veículo deve obter uma autorização do Detran. Após a liberação do órgão regulador de trânsito, o mesmo realiza vistorias após as alterações serem feitas. Por fim, os condutores devem regularizar os documentos de registro, como o CRV e o licenciamento veicular.

Alterações passíveis de penalidade

Como dito anteriormente, toda modificação deve passar pela aprovação do Detran. Portanto, quem não fizer o registro das mudanças pode sofrer as consequências. Nesse caso, as autoridades podem multar os motoristas desavisados em R$ 195,23. Além disso, eles podem apreender o veículo até que haja regularização.

Alvos recorrentes das blitz, os motociclistas devem se atentar a algumas alterações proibidas por força da lei. Um dos focos principais da operação policial são os retrovisores; portanto, se for modificá-los, sempre respeite as especificações, ou seja, mantenha os padrões de tamanho e qualidade do espelho.

Outro ponto de cautela são os adesivos. Isso ocorre porque eles não podem comprometer a identificação da cor da motocicleta. Assim, se você gosta desses apetrechos, tome muito cuidado para não exagerar e violar a lei. Caso contrário, as autoridades podem apreender sua moto.

Blitz na certa!

Da mesma forma que modificar os retrovisores, alterar as características do guidão pode resultar em uma penalidade. Geralmente, eles não causam tantos problemas com os policiais, mas arriscar a segurança ao mudar a altura do guidom não parece ser a melhor escolha. Da mesma forma, faróis com cores opacas ou coloridas também vão resultar em uma abordagem.

Por fim, todo motociclista deve andar com os escapamentos em perfeita harmonia com a lei. A ausência desse componente aumenta a emissão de poluentes e causa um barulho desproporcional. Como resultado, sua moto se torna um alvo certo nas blitzes.

Imagem: hedgehog94 / shutterstock.com