Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Se você fizer isso nas redes sociais poderá ser demitido por justa causa

A empresa estará amparada por lei para demitir o funcionário por justa causa caso veja essas publicações nas redes sociais.

A Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) define algumas condições em que a empresa pode demitir seu funcionário por justa causa. Diante disso, alguns tipos de atitudes e publicações em redes sociais podem resultar em uma demissão por justa causa. 

Aquelas publicações que expõem terceiras pessoas podem ser um verdadeiro problema e ameaçar o emprego. Antes de entender quais são as publicações que podem te demitir por justa causa, entenda quais são as consequências da demissão.

O que acontece se você sair da empresa por demissão por justa causa?

O seguro-desemprego é um benefício que visa garantir a segurança financeira do recém-desempregado. Pode ser recebido entre 3 e 5 meses até que o desempregado se recoloque no mercado de trabalho. 

Perde-se essa garantia financeira nos casos de demissão por justa causa. Além disso, como a justa causa se dá por uma grave infração do colaborador, as demais empresas acabam por perder a confiança. 

Ou seja, na prática, ter assinado uma demissão por justa causa dificulta muito a procura de emprego. No entanto, mesmo sem o seguro-desemprego, o demitido ainda pode ter direito às férias vencidas somadas à ⅓ constitucional, as horas extras, o salário-família e o saldo salário. 

Publicações que geram este tipo de demissão

  • Passar uma má imagem da empresa em que exerce as atividades de trabalho;
  • Divulgar acontecimentos e informações incoerentes sobre o ambiente de trabalho;
  • Ferir a integridade e a moral de colaboradores da empresa, como em publicações ofensivas envolvendo chefes e colegas de equipe;
  • Curtir publicações que não condizem com as diretrizes da empresa;
  • Estar de licença médica e publicar imagens participando de um evento esportivo ou eventos de outras naturezas, como shows.

Portanto, atente-se à sua postura nas redes sociais, pois, ao notar essas atitudes, a empresa estará amparada por lei para demitir este funcionário por justa causa. Além disso, a lei também garante o direito da empresa de fazer esse monitoramento das redes sociais. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock