Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sebrae e Serasa criam programa para salvar empresas da falência

Com a meta de diminuir a mortalidade das pequenas e médias empresas, a Serasa Experian e o Sebrae se uniram na criação de um projeto focado em gestão. Assim, a proposta foi chamada de Impulsiona e dará consultorias a 125 PMEs de cinco estados em 2023. 

Vale destacar que as empresas escolhidas serão aquelas que já enfrentaram alguma dificuldade que impediu o seu crescimento. A seleção ocorrerá dentro de um universo de 600 pré-selecionadas por ambas as instituições.

O projeto Impulsiona

Primeiramente, a ideia principal é que a partir de 2024 o projeto seja nacional, com inscrições abertas ao público, segundo o portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios. 

“Os pequenos negócios são um terço do nosso PIB, geram mais da metade dos empregos do país, mas mais de 50% deles não sobrevivem por cinco anos. Das 18 milhões de pequenas empresas, mais de 5 milhões estão inadimplentes. O Impulsiona tem um viés de impacto social”, afirma Roger Cruz, head de Sustentabilidade da Serasa Experian.

De acordo com ele, os consultores do Sebrae e da Serasa Experian devem auxiliar os empreendedores a mapear as áreas em que a empresa precisa mudar de gestão, como marketing, RH, produção industrial e vendas.

Assim, o foco do programa é financeiro, tendo em vista que problemas econômicos são o principal fator para a mortalidade das PMEs. 

Quais são as preocupações dos empresários?

De acordo com a pesquisa da Serasa e do Sebrae, grande parte dos pequenos empresários se preocupa com a falta de gestão e a desestruturação financeira. Ou seja, a falta de conhecimento sobre gestão, fluxo de caixa, capital de giro e potencial de investimento. 

“É um programa customizável. Ao ingressar, o empresário tem um diagnóstico profundo da empresa com um consultor do Sebrae. A ideia é melhorar a saúde financeira do negócio, gerando aumento de faturamento e diminuição do endividamento”, ressaltou Cruz.

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com