Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Secretário extraordinário da reforma tributária diz que sistema será mais simples e justo

Saiba mais informações sobre as mudanças que a reforma tributária trará ao país em caso de aprovação no Congresso Nacional!

Com as mudanças promovidas a partir da reforma tributária, o foco principal está na implementação de novos impostos como a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), parte integrante do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Estas mudanças propõem uma reestruturação significativa no sistema tributário atual.

De acordo com que disse o secretário extraordinário da reforma, Bernard Appy, nesta quinta-feira (25), o novo sistema será mais simples, justo e transparente. Saiba mais informações sobre essas alterações na cobrança de tributos na sequência!

O que muda com a reforma tributária?

Pessoa segurando papel escrito "reforma tributária" sobre panos da cor verde e amarela
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

A reforma tributária cria a CBS e o IBS. Elas são componentes do IVA, que visam simplificar a tributação sobre o consumo. A CBS, de responsabilidade federal, e o IBS, administrado pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, surgem com a promessa de reduzir a complexidade e a carga tributária pelas quais muitos criticam o sistema atual.

Além de CBS e IBS, o Imposto Seletivo (IS) também é uma novidade. Seu objetivo é desencorajar o consumo de produtos que prejudiquem a saúde e o meio ambiente, seguindo uma tendência global de busca por sustentabilidade.

Para ser aprovada, a reforma tributária precisa do voto favorável de, no mínimo, 257 deputados e 41 senadores. Se passar, promoverá a unificação de cinco grandes tributos em um só, com o interesse de facilitar a fiscalização e reduzir custos. A proposta também visa diminuir a insegurança jurídica no país, o que pode resultar em um ambiente mais amigável para negócios e investimentos.

Saiba o que mais disse o secretário

Ademais, segundo Bernard Appy, a implementação do IVA no Brasil coloca o país em compatibilidade com padrões internacionais de tributação. Dessa forma, muitos especialistas veem a mudança como um passo crucial para modernizar o sistema tributário e melhorar o ambiente de negócios no Brasil.

Veja também:

Reforma tributária: confira quais alimentos podem ter alíquota zero

Por fim, Appy também destaca que a reforma poderia reduzir a alíquota tributária padrão de 26,5% para um patamar mais baixo, promovendo justiça fiscal e incentivando a economia.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com