Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segurados do INSS devem ficar atentos a essa mudança!

Confira qual é a mudança que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mensalmente realiza o pagamento de diversos tipos de benefícios, como aposentadorias, auxílios e pensões. Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas que recebem valores, que variam de acordo com as exigências da autarquia.

Em muitos casos, o segurado do INSS vem a óbito e algum parente continua recebendo irregularmente seu benefício. Inclusive, o Seu Crédito Digital já abordou em uma outra matéria a possibilidade de uma pessoa continuar recebendo a aposentadoria de um falecido; confira o artigo sobre receber a aposentadoria do INSS de um falecido.

A lei determina que o beneficiário comprove que está vivo por meio da realização da prova de vida do INSS. Até então, esse procedimento era feito de forma presencial, em uma das unidades do instituto, ou, em alguns casos, um servidor era enviado até o endereço do segurado para fazer a prova de vida. Mas isso deve mudar em 2023.

Mudança na prova de vida do INSS

Na verdade, a mudança na prova de vida começou neste ano, seguindo as ordens do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O que ocasionou essa alteração foi algo bastante conhecido no mundo, a pandemia da Covid-19, que provocou inúmeros impactos nos procedimentos.

O primeiro indício da mudança surgiu com um decreto que suspendia a necessidade da prova de vida durante a pandemia.

Mais tarde, em 2022, o segurado pôde comprovar estar vivo por meio do voto. Afinal, foram realizadas as eleições para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.

Portanto, a partir deste ano, o voto passou a contar também como uma prova de vida para o INSS, o que deve ajudar os segurados e a própria autarquia. O procedimento é automático, feito por meio de um compartilhamento de informações entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Instituto. 

Documentos que servem para a prova de vida do INSS

Além da votação na eleição, outros documentos e atos também começam a ser levados em conta para a prova de vida do INSS, assim, trazendo facilidade para os segurados. Veja abaixo quais são ele:

  • comprovante de vacinação;
  • cadastro em órgãos de trânsito;
  • emissão/renovação de passaporte;
  • carteira de trabalho;
  • carteira de identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • alistamento militar;
  • recibo de pagamento de benefício por reconhecimento biométrico;
  • declaração de Imposto de Renda (IR);
  • registros de atendimentos presenciais, ou perícias médicas em unidades do INSS.

Imagem: rafapress / shutterstock.com