Segurança faz com que consumidores busquem lojas físicas ao invés de plataformas online
A segurança das lojas físicas ainda é um dos fatores que impede consumidores de realizarem compras pela internet. Saiba mais!
É inegável que cada vez mais o hábito de realizar compras online cresce entre os consumidores, seja por sites, plataformas, aplicativos e até mesmo pelas redes sociais. No entanto, a segurança é um dos fatores que faz com que algumas pessoas optem por adquirir novos itens presencialmente.
Segundo dados de uma pesquisa que trata sobre o tema, desenvolvida pela Opinion Box em parceria com a Oktadesk, 23% dos brasileiros acham mais seguro fazer compras presencialmente pela internet.
No entanto, ainda assim, a frequência de compras dessa forma aumentou nos últimos meses e tende a continuar crescendo futuramente. De acordo com o estudo, 54% dos entrevistados acreditam em uma alta nesse sentido.
Segurança é ponto chave para alguns consumidores
A pesquisa mostra que a segurança é um dos principais fatores que levam o consumidor para as compras presenciais. Sob esta perspectiva, 92% dos brasileiros já deixaram de comprar na internet por medo de fraudes, o que está cada vez mais comum. Com base nos dados apresentados, 42% dos entrevistados já foram vítimas na hora de fazer uma compra.
Veja também:
INSS distribui cartão que dá 75% de desconto nas farmácias para milhões de brasileiros
Além disso, outros aspectos são citados quando se trata da preferência pelas lojas físicas. São eles:
- Levar o produto na hora: 57%;
- Poder ver e tocar nos produtos: 55%;
- Possibilidade de negociar com o vendedor: 20%;
- Visitar e viver a experiência da loja: 20%.

Desconfiança em lojas online
Por fim, vale destacar quais são os fatores que causam certa desconfiança nos brasileiros na hora de realizar uma compra por meio de algum canal online e optar pela segurança das lojas físicas. Veja:
- Não ter avaliação de outros clientes: 65%;
- Visual não parecer confiável: 56%;
- Não trazer informações claras sobre os produtos: 55%;
- Não encontrar a loja no Google: 51%.
Assim sendo, dentre os tipos de golpes mais comuns entre as pessoas que compraram pela internet estão o não recebimento do produto comprado (44%), compra de uma loja que não existe (43%) e ter recebido um produto diferente do que comprou (22%).
Imagem: oatawa/shutterstock.com