Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Segurança faz com que consumidores busquem lojas físicas ao invés de plataformas online

A segurança das lojas físicas ainda é um dos fatores que impede consumidores de realizarem compras pela internet. Saiba mais!

É inegável que cada vez mais o hábito de realizar compras online cresce entre os consumidores, seja por sites, plataformas, aplicativos e até mesmo pelas redes sociais. No entanto, a segurança é um dos fatores que faz com que algumas pessoas optem por adquirir novos itens presencialmente. 

Segundo dados de uma pesquisa que trata sobre o tema, desenvolvida pela Opinion Box em parceria com a Oktadesk, 23% dos brasileiros acham mais seguro fazer compras presencialmente pela internet.

No entanto, ainda assim, a frequência de compras dessa forma aumentou nos últimos meses e tende a continuar crescendo futuramente. De acordo com o estudo, 54% dos entrevistados acreditam em uma alta nesse sentido.

Segurança é ponto chave para alguns consumidores

A pesquisa mostra que a segurança é um dos principais fatores que levam o consumidor para as compras presenciais. Sob esta perspectiva, 92% dos brasileiros já deixaram de comprar na internet por medo de fraudes, o que está cada vez mais comum. Com base nos dados apresentados, 42% dos entrevistados já foram vítimas na hora de fazer uma compra. 

Veja também:

INSS distribui cartão que dá 75% de desconto nas farmácias para milhões de brasileiros

Além disso, outros aspectos são citados quando se trata da preferência pelas lojas físicas. São eles:

  • Levar o produto na hora: 57%;
  • Poder ver e tocar nos produtos: 55%;
  • Possibilidade de negociar com o vendedor: 20%;
  • Visitar e viver a experiência da loja: 20%.
Mulher usando smartphone e laptop com ícone gráfico Rede de segurança cibernética
Imagem: oatawa/shutterstock.com

Desconfiança em lojas online 

Por fim, vale destacar quais são os fatores que causam certa desconfiança nos brasileiros na hora de realizar uma compra por meio de algum canal online e optar pela segurança das lojas físicas. Veja:

  • Não ter avaliação de outros clientes: 65%;
  • Visual não parecer confiável: 56%;
  • Não trazer informações claras sobre os produtos: 55%;
  • Não encontrar a loja no Google: 51%. 

Assim sendo, dentre os tipos de golpes mais comuns entre as pessoas que compraram pela internet estão o não recebimento do produto comprado (44%), compra de uma loja que não existe (43%) e ter recebido um produto diferente do que comprou (22%).

Imagem: oatawa/shutterstock.com