Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seguro deve cobrir danos causados pela chuva? Confira

Nos últimos dias, as seguradoras registram aumento na demanda. Mas será que o seguro cobre danos causados pela chuva? Confira!

As fortes chuvas de verão têm trazido prejuízos significativos para muitos brasileiros. Assim, com inundações, quedas de árvores sobre carros e danos a imóveis e posses, a procura por seguros de carros e residências disparou no início de 2024. 

Dessa forma, as seguradoras registram aumento na demanda. Por exemplo, de acordo com o jornal EXTRA, na Bradesco Seguros, fenômenos naturais extremos resultaram num crescimento de mais de 377% em ocorrências em 2023. Além disso, só de indenizações, houve um aumento de 422%: de R$ 6,7 milhões em 2022 para quase R$ 35 milhões em 2023.

Seguro para danos causados pela chuva

No entanto, é preciso muita atenção ao contratar estes seguros para evitar frustrações. Assim, a maioria dos seguros de carros prevê indenização por alagamento. No entanto, é preciso verificar a apólice com atenção para confirmar se tem direito a essa cobertura.

Assim, antes da contratação, é preciso procurar o conselho de um profissional e ler cuidadosamente a apólice para evitar qualquer mal-entendido. Dessa forma, um dos cuidados ao contratar o seguro é atentar para as exclusões do contrato de cobertura, sendo que há coberturas básicas e adicionais, que podem ser contratadas conforme a necessidade. 

No entanto, nem todos os seguros cobrem o mesmo, então os consumidores devem fazer sua pesquisa para garantir que estão obtendo a cobertura necessária para seu específico contexto e necessidades.

motorista chateado e sentado no chão, após acidente de carro causado por fraude de seguro
Imagem: GreenOak/ shutterstock.com

Modalidades de seguro

Portanto, com diferentes opções de seguro disponíveis, os consumidores têm a chance de escolher o melhor seguro para suas necessidades. Assim, seguradoras como, Santander, Tokio Marine, Caixa Econômica Federal, Porto Seguro e Bradesco oferecem diversas modalidades de seguro que abrangem eventos naturais, como a chuva. 

Veja também:

Agências bancárias não abrirão quinta-feira (25); entenda o motivo

Dessa forma, ao investir em uma apólice de seguro adequada, os proprietários podem proteger seus veículos de danos causados por chuvas pesadas e outras condições meteorológicas adversas. Enfim, antes de contratar um seguro, pesquise, compare e compreenda o que está sendo oferecido para garantir a melhor cobertura possível para suas necessidades.

Imagem: GreenOak/ shutterstock.com